
Polícia alerta para golpes em caixas eletrônicos de Cianorte
A Polícia Civil (PC-PR) de Cianorte, no noroeste do Paraná, está investigando um esquema criminoso suspeito de aplicar golpes em uma agência bancária da cidade. Segundo o delegado Carlos Gabriel Stecca, o caso passou a ser apurado após pessoas ficarem com os cartões presos em um caixa eletrônico. Ao tentar retirá-los, elas tinham que ligar para um numero de 0800 que aparecia na tela e eram instruídas a passar dados pessoais.
A suspeita inicial é de que uma quadrilha especializada neste tipo de golpe esteja atuando na região, conforme o delegado. Uma das vítimas chegou a perder R$ 8 mil. Veja mais abaixo.
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A situação passou a ser investigada em agosto, após o registro de boletins de ocorrência. O caso é tratado como crime de estelionato.
No último sábado (30), a Polícia Militar chegou a retirar do caixa eletrônico um dispositivo chamado “chupa-cabra”, que serve para travar o cartão dentro da máquina. Segundo o delegado, o próximo passo é analisar as imagens de câmera de segurança da agência bancária.
“Vamos requisitar as filmagens do banco, tanto da área interna quanto externa, para identificar pessoas e veículos envolvidos. Nós temos informações de que se trata de uma quadrilha que tem agido em toda a região. Há diversos registros de ocorrências semelhantes. Se trata sim de uma quadrilha especializada que até conseguiu operar um 0800, uma central clandestina para aplicar o golpe”, explicou o delegado.
O g1 questionou a Caixa Econômica Federal sobre o caso, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
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Vítima chegou a perder R$ 8 mil ao ficar com cartão preso em caixa eletrônico
Policiais conseguiram retirar dispositivo conhecido como “chupa-cabra” de caixa eletrônico.
Polícia Civil (PC-PR)
No dia 17 de agosto, um domingo, um idoso de 65 anos foi até a agência bancária para retirar o saldo da conta. Ao usar o caixa eletrônico, o cartão dele ficou preso.
Segundo o delegado, algumas pessoas que estavam dentro do banco orientaram o idoso a ligar para um número fixado no terminal. Ao telefonar, ela recebeu instruções de um suposto atendente para inserir outro cartão, que também ficou preso.
Em seguida, a pessoa pediu para que o idoso informasse os dados pessoais. Depois disso, disse que ele deveria ir embora, pois o problema só poderia ser resolvido na segunda-feira.
Em alguns minutos, a vítima percebeu que havia caído em um golpe e perdeu cerca de R$ 8 mil. Segundo o delegado, o banco ressarciu o idoso dias depois.
No último sábado (30), a Polícia Militar foi acionada ao banco, após uma idosa de 74 anos quase cair no golpe. Ela foi até o local pra sacar dinheiro, mas também ficou com o cartão preso no caixa.
Em seguida, a máquina travou e um número de telefone 0800 foi exibido na tela. A vítima ligou para o contato e foi atendida por uma suposta central de ajuda ao usuário, que solicitou o número do equipamento e a senha do cartão.
No entanto, pessoas que estavam na agência bancária orientaram a vítima a ligar para a polícia. Ela não chegou a informar os dados pessoais e, por isso, não caiu no golpe.
A PM foi até o local e constatou que o componente de entrada do cartão estava diferente das outras máquinas e que o adesivo com o número de suporte era novo. A equipe policial conseguiu retirar o dispositivo e o adesivo com o número de telefone.
Os materiais foram apreendidos e serão analisados pela Polícia Civil (PC-PR).
O delegado orienta que a população a não aceitar orientações de estranhos, entrar em contato com o banco em casos de dúvida e ou acionar a Policia Militar. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (44)3637-5300, 181 e 190.
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