Depois de comprar Canguru, Rede BH mapeia oportunidades no ES

Rede BH só deve ccrescer no ES se houver “oportunidades de mercado”. Crédito: Thiago Soares

Depois de ampliar a rede de lojas no Estado no final do ano passado, com a compra da rede Canguru, os Supermercados BH agora mapeiam o mercado para crescer no Espírito Santo. A informação é do empresário Pedro Lourenço, dono do BH.

Pedrinho, como é conhecido, disse ainda que novas aquisições no Estado só devem acontecer com “oportunidades de mercado”. Do mesmo modo, hoje a rede tem 41 lojas em 11 cidades capixabas. 

“Não existe um número pré-definido de lojas a serem abertas no Espírito Santo e nem prazo para isso. A expansão ocorre de acordo com oportunidade de mercado. Atualmente as lojas do ES representam 20% do negócio, mas não existe, até o momento, plano de expansão”, disse Pedro Lourenço.

Pedrinho disse ainda que não pretende ser a maior rede de supermercados do Estado.

Os Supermercados BH não têm pretensão de alcançar a primeira posição do ranking capixaba. Nosso compromisso é de atender bem o consumidor final. Pedro Lourenço, dono do Supermercado BH.

No início deste ano, o BH anunciou a compra da rede Bretas, do interior de Minas. O acordo foi de R$ 716 milhões por todas as 54 lojas da rede, oito postos de combustíveis e de um centro de distribuição. Ou seja, até por causa desse investimento, Pedrinho chegou a citar, em uma entrevista a um veículo de comunicação de Minas, que não poderia comprar outras operações no momento. “Tem que ficar nessas aí e ser profissional”, citou. 

Rede sobe no ranking das maiores

A Rede BH, antes a quinta maior do Brasil, agora subiu no ranking e é a quarta maior do país. O grupo mineiro registrou faturamento de R$ 21,27 bilhões no ano passado. Ou seja, a rede, que tem mais de 300 lojas, desbancou o Grupo Pão de Açúcar (GPA), de São Paulo, que agora aparece em 5º, com faturamento de R$ 20,04 bilhões em 2024. Nesse sentido, o BH gera, hoje, mais de 37 mil empregos diretos na sua operação.

O aumento de uma posição está no Ranking Abras 2025, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e elaborado em parceria com a NielsenIQ. O levantamento classifica as maiores empresas do varejo alimentar, com base no faturamento do ano anterior. O primeiro colocado é o Carrefour, que  movimentou R$ 120,59 bilhões em 2024.

Assaí Atacadista aparece em segundo lugar, com faturamento de R$ 80,57 bilhões. A terceira posição é ocupada pelo Grupo Mateus, que faturou R$ 36,38 bilhões em 2024. Tanto o Carrefour quanto o Assaí têm sede em São Paulo, enquanto o Grupo Mateus, no Maranhão.

Além do top 5, o ranking das 20 empresas que mais faturaram no setor em 2024 também traz supermercados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Pernambuco. Os 20 primeiros da lista faturaram juntos R$ 415,88 bilhões.

Veja os 20 supermercados com maior faturamento em 2024:

  • Carrefour (SP): R$ 120,59 bilhões
  • Assaí Atacadista (SP): R$ 80,57 bilhões
  • Grupo Mateus (MA): R$ 36,38 bilhões
  • Supermercados BH (MG): R$ 21,27 bilhões
  • Grupo Pão de Açúcar (SP): R$ 20,04 bilhões
  • Irmãos Muffato (PR): R$ 17,43 bilhões
  • Grupo Pereira (SP): R$ 15,32 bilhões
  • Mart Minas & Dom Atacadista (MG): R$ 11,43 bilhões
  • Cencosud (SP): R$ 11,23 bilhões
  • Koch Hipermercado (SC): R$ 10,34 bilhões
  • Plurix (SP): R$ 9,37 bilhões
  • Companhia Zaffari (RS): R$ 8,41 bilhões
  • DMA Distribuidora (MG): R$ 8,30 bilhões
  • Tenda Atacado (SP): R$ 7,40 bilhões
  • Grupo JC/Costa Atacadão (GO): R$ 7,30 bilhões
  • Savegnago (SP): R$ 6,94 bilhões
  • Atacadão Dia a Dia (DF): R$ 6,03 bilhões
  • Sonda Supermercados (SP): R$ 5,87 bilhões
  • Novo Atacarejo (PE): R$ 5,83 bilhões
  • Comercial Zaffari (RS): R$ 5,75 bilhões
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