Homem é preso após invadir sinagoga e deixar cartazes com mensagens de ódio em Manaus


André Almeida Elias Soares, de 39 anos, foi preso nesta quarta-feira (9). De acordo com a polícia, o suspeito era considerado de alta periculosidade e deve responder pelos crimes de racismo (discriminação religiosa) e simulação de criança em cena de sexo explícito. Vídeo mostra momento em que suspeito tenta entrar no templo religioso.
Um homem identificado como André Almeida Elias Soares, de 39, foi preso suspeito de invadir uma sinagoga e deixar cartazes com mensagens de ódio direcionadas ao povo judeu. O caso aconteceu na segunda feira (7), na Avenida Leonardo Malcher, no Centro de Manaus.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça do Estado e cumprido pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) na manhã desta quarta-feira (9), em um flutuante localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Ele deve responder pelos crimes de racismo (discriminação religiosa) e simulação de criança em cena de sexo explícito.
De acordo com a polícia, o suspeito era considerado de alta periculosidade, por esse motivo a Embaixada dos Estados Unidos solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para acompanhar as diligências policias.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A invasão foi registrada por câmeras de segurança do local, que mostram o suspeito na porta fazendo um gesto e filmando a si mesmo com o celular (Veja o vídeo acima). De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), André estava tentando falar com o rabino responsável pela sinagoga.
Após não conseguir, o homem deixou cartazes com dizeres violentos e várias suásticas em referência ao nazismo. Os cartazes possuíam QR codes que direcionavam para arquivos de fotos com montagens de crianças, filhas de autoridades políticas e religiosas simulando atos sexuais.
“Ele apresentou uma breve resistência no momento da prisão. Ele é uma pessoa agressiva, então no momento foi necessário o uso da força”, disse o delegado Marcelo Martins.
A polícia informou que André Elias já vinha realizando uma escalada de ações violentas não apenas contra a comunidade judaica do Amazonas, mas também em outros locais, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). (entenda mais abaixo)
“Se ele quiser causar um mal maior, ele teria essa capacidade e ele já estava avançando para isso”, afirmou Martins.
Durante a ação que resultou na prisão de André, a policia também cumpriu um mandado de busca e apreensão que recolheu celulares, um computador e HDs externos.
O homem foi conduzido para o 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e deve responder por crime de ódio. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.
Cantor suspeito de agredir e quebrar dentes da namorada se entrega à polícia em Manaus
André Almeida Elias Soares de 39 anos
Divulgação/PC-AM
Autor de invasão na Ufam
No dia 21 de março, André Elias foi flagrado flagrado entrando no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Coroado, Zona Leste de Manaus, com uma arma falsa e gritando frases de ódio. Veja o vídeo abaixo.
A segurança da universidade fez buscas e localizou o jovem, que saiu da instituição sem resistência. A Polícia Civil informou que um boletim de ocorrência foi registrado no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Nenhum material suspeito ou ilícito foi encontrado com ele.
Jovem suspeito de estar armado é retirado da Ufam após causar pânico
Adicionar aos favoritos o Link permanente.