
Existe um grande potencial, em fontes alternativas, com o uso do bambu, e o autor desse texto, Iwan Kall* nos conta melhor.
Em um mundo onde a sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante, buscamos materiais que sejam fortes e ecologicamente corretos. O bambu é um desses materiais. Mas por que você deve escolher o bambu?
✅ Crescimento rápido e sustentável – Enquanto um carvalho leva décadas para amadurecer, o bambu atinge o crescimento total em apenas cinco anos. Isso o torna um dos recursos mais renováveis do planeta.
✅ Forte e versátil – O bambu é mais duro do que muitos tipos de madeira e é usado para tudo, desde materiais de construção até embalagens.
✅ Campeão de CO₂ – O bambu absorve mais CO₂ e produz mais oxigênio do que a maioria das árvores, contribuindo ativamente para um clima mais saudável.
✅ Sem desmatamento e à prova de EUDR – O bambu cresce em cachos e continua a se regenerar após a colheita, sem a necessidade de replantio. Isso garante a conformidade com o Regulamento de Desmatamento da UE (EUDR), que exige que as empresas comprovem que seus produtos não contribuem para o desmatamento.
Uma alternativa concreta e preparada para o futuro à madeira e outras matérias-primas de alto risco. Precisamos repensar nossa abordagem aos recursos. Por que continuar confiando em materiais tradicionais quando a natureza já nos oferece uma alternativa melhor?
* Iwan Kall é Founder and CEO of The Orange Rose, supplier of Circular Resources. We specialize in three key resources that drive the circular economy forward: Bamboo, Cocos and Recycled Plastics), da Indonésia.