
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) alcançou a marca de 800 capturados nos quatro primeiros meses de 2025.
O foragido era procurado pelo crime de roubo e foi identificado por uma das câmeras inteligentes instaladas no município de Jequié.
Após alerta da ferramenta, equipes do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionadas e localizaram o fugitivo, que foi encaminhado à 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde a ordem judicial foi cumprida.
Desde a implantação, em 2019, a plataforma tecnológica auxiliou na prisão de 3.186 foragidos da Justiça e 900 veículos foram recuperados no estado com o Sistema de Reconhecimento de Placas.
Como funciona o Reconhecimento Facial?
O reconhecimento facial é feito através de software e algoritmos que analisam as características únicas de um rosto, como a distância entre os olhos, o formato do nariz e as cicatrizes. O sistema captura uma imagem do rosto, extrai esses dados e compara com uma base de dados para identificar ou validar a identidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.