
Os pacientes do Hospital Estadual Jayme Santos Neves receberam visitas ilustres e terapêuticas na última quarta-feira (24). Os funcionários, cães terapeutas do Projeto “Pet Terapia”, trouxeram alegria e carinho para os leitos da unidade.
O objetivo do projeto é diminuir a ansiedade e aumentar a sensação de acolhimento durante o tratamento.
A participação dos cães na rotina do hospital já faz parte da programação mensal e, para acessar as dependências, eles passam por um processo criterioso de tratamento.
LEIA TAMBÉM:
- Saúde do ES relata baixa procura por vacina contra a gripe
- Concurso de fiscal oferece salário de R$ 3.360 em Cariacica
- Você viu a Naya? Bulldog francês some em Vila Velha e tutora pede ajuda
“A interação com animais tem se mostrado eficaz na melhoria da saúde mental e emocional dos pacientes. A presença de cães, por exemplo, contribui para a redução do estresse e da ansiedade, além de oferecer uma sensação de companhia e afeto, aspectos essenciais durante o processo de recuperação”, explicou a gerente do setor de Acolhimento ao Cliente, Fabiana Colares.
Para Maria Nazaré Torres, 75 anos, que está internada no hospital, a presença dos animais poderia ser estendida para durar todo o tratamento:
Podiam deixar eles aqui com a gente durante toda a internação. São tão dóceis, tão carinhosos. Veja, eles nem me conhecem, mas estão aqui me dando todo o amor que podem. Isso não tem preço! Eu me sinto uma privilegiada.
Já Reni de Souza Guedes, 66 anos, acredita que estar com os cães acelerou sua melhora. “Acho até que já estou curada! Podem refazer os exames que vão ver que eu já melhorei”, afirmou.
Segundo a assessoria do hospital, a próxima edição da Pet Terapia acontecerá no dia 20 de maio.