
Embora muitos associem a rotina de um médico apenas ao atendimento aos pacientes, o lado burocrático, especialmente a gestão tributária e fiscal, também desempenha um papel importante no sucesso de seus negócios.
Segundo um documento elaborado pela KPMG, mais de 420 mil médicos estão inscritos no Conselho Federal de Medicina (CFM), o que gera um mercado imobiliário promissor nos próximos anos. Estima-se que até dezembro de 2025 este segmento contribua com a construção de até 7,4 milhões de metros quadrados para novas instalações comerciais.
OPORTUNIDADE

Para médicos que possuem clínicas ou imóveis comerciais, entender as nuances fiscais pode ser a chave para um gerenciamento eficiente e lucrativo. Em 2026, o Brasil iniciará uma transição importante com a reforma tributária. O novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), por exemplo, que deve substituir o atual sistema de tributação, vai reconfigurar a gestão tributária de imóveis comerciais.
De acordo com Lucas Augusto Les, advogado tributarista da Mitfokus, fintech especializada em contabilidade médica, “o novo sistema IVA pode abrir portas para créditos que antes eram impensáveis para os médicos. A principal vantagem disso é a possibilidade de abater os impostos sobre aluguéis pagos, transformando uma despesa fixa em um benefício tributário”, revela.
COMO FUNCIONA
Lucas traz uma conta simples para que se entenda a equação. “Imagine o seguinte: um médico paga R$ 1.000 de aluguel mensal, com 8,43% de impostos embutidos. Isso gera um crédito tributário de R$ 84,30, que pode ser utilizado para abater o imposto devido sobre os serviços médicos realizados. Se esse mesmo médico realizar procedimentos no valor de R$ 10.000, e o IVA sobre esses procedimentos for de 12% (R$ 1.200), ele pode descontar os R$ 84,30 do valor a ser pago, o que representa uma economia para o negócio”, exemplifica.
Além disso, outras despesas operacionais essenciais para o funcionamento de uma clínica, como energia elétrica, água e insumos médicos, também poderão gerar créditos. Isso pode representar uma forma inteligente de reduzir os custos operacionais. “É fundamental que o médico compreenda os detalhes da nova legislação e saiba quais transações e fornecedores são aptos a gerar esses créditos”, orienta Lucas.

Outro ponto é a escolha do modelo de contrato de locação. Mantê-los em nome de uma pessoa física ou jurídica muda a configuração da gestão fiscal. “A escolha certa pode resultar numa economia tributária significativa no futuro”, diz o especialista.
A reforma tributária não é apenas uma mudança na forma de tributar, é uma oportunidade para otimizar a gestão fiscal e garantir a saúde financeira das clínicas médicas. A preparação antecipada é essencial para que os médicos possam se beneficiar do novo sistema, aproveitando ao máximo os créditos tributários e garantindo um futuro mais lucrativo e eficiente para seus negócios.