Acontece na tarde desta terça-feira (6), no centro do Recife, uma Conferência Livre Estadual de Saúde do Trabalhador com foco nos trabalhadores por aplicativo. Com início às 14 horas, o encontro deve debater propostas para condições dignas de trabalho e saúde, protocolos de saúde e segurança e outros temas relativos à saúde da categoria. Interessados devem se inscrever enviando mensagem para o WhatsApp no número (81)999476680. O evento acontece no auditório do Sindurb, na rua Barão de São Borja, nº 218, Boa Vista.
Com o tema Não é só uma corrida, é a nossa vida: a saúde dos trabalhadores por aplicativo e os impactos atuais no SUS, a conferência livre já tem mais de 150 trabalhadores por aplicativo inscritos. Ao longo do evento, quatro deles serão eleitos (dois titulares e dois suplentes) para representar a categoria na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Pernambuco, prevista para os dias 9, 10 e 11 de junho, em Ipojuca. A etapa nacional acontece entre os dias 18 e 21 de agosto, em Brasília.
Leia: Um plebiscito popular para defender o povo brasileiro
Nove pernambucanos pediram urgência de anistia para envolvidos na tentativa de golpe; saiba quem são
Fórum da Bicicleta promove cicloativismo durante feriadão no Recife (PE); confira a programação
Já confirmaram presença a procuradora Vanessa Patriota da Fonseca, do Ministério Público do Trabalho (MPT); Paulo Lira, gerente de vigilância em saúde do trabalhador na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; o ex-prefeito do Recife e deputado estadual João Paulo (PT); a vereadora Kari Santos (PT), do Recife; e o entregador Rodrigo Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores por Aplicativo em Pernambuco (Seambape).
Além da saúde, devem aparecer nas discussões temas como o acesso a direitos previdenciários, a fiscalização sobre as plataformas digitais, os impactos causados pelos novos modelos de relação de trabalho e o debate em torno do reconhecimento de vínculos trabalhistas, além da importância de que a categoria também se envolva nos mecanismos de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
Antes dos debates, ao meio-dia, será servido um almoço, gratuito para os participantes inscritos, e às 14 horas têm início as discussões da conferência. O evento é organizado pelo Seambape em parceria com a vereadora Kari Santos (PT).
Leia também: Estudantes denunciam larvas na merenda e vazamento de esgoto em escola de Pernambuco
Promessa de governadora Raquel Lyra para abril, entrega completa do fardamento escolar em PE segue sem previsão
Professores de Pernambuco lançam campanha para mudar nomes de escolas que homenageiam ditadores