
A polícia foi acionada. Protesto acontece na altura de Irajá, no sentido Zona Oeste. O trânsito está congestionado com reflexos desde altura de Vigário Geral. Manifestantes fecham a Avenida Brasil, altura de Irajá
Reprodução/Redes sociais
Uma manifestação interditou a Avenida Brasil na altura de Irajá, no sentido Zona Oeste, na tarde desta quarta-feira (9). De acordo com as primeiras informações, o protesto acontece contra uma demolição de lojas que foram construídas na comunidade do Amarelinho, em Acari.
O trânsito está congestionado com reflexos desde altura de Vigário Geral. A Polícia Militar foi acionada para o local e houve confusão com os manifestantes. Gás e disparos de efeito moral foram usados. Não se sabe se alguém ficou ferido.
O Centro de Operações Rio pede que os motoristas evitem o deslocamento pela Avenida Brasil em direção à Zona Oeste.
Um documento que foi colado em uma das lojas notificadas sobre a demolição diz que o espaço é de “área pública”.
“A Secretaria Municipal de Ordem Pública da Cidade do Rio de Janeiro determina a desocupação total e demolição no prazo de imediato a contar da emissão desta notificação”, diz o documento.
Em nota, a Seop disse que “realizou cerca de 50 notificações de construções irregulares com finalidade comercial, sendo que menos de 10 estavam em funcionamento, as demais seriam construções com obras em andamento e que ocupavam duas áreas públicas, às margens da Av. Brasil 18.476”.
“Uma das áreas pertence a uma praça, localizada no interior da comunidade, já a outra faz parte de uma área de canteiro localizada às margens da Av. Brasil onde existem equipamentos públicos: base da COMLURB, Clínica da família Edma Valadão, Creche Municipal Major Celestino Rodrigues dos Santos e o CIEP Adão Pereira Nunes”, completa a nota.