‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

Realizada entre os dias 8 e 11 de maio no Parque da Água Branca, na capital paulista, a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária recebeu cerca de 300 mil visitantes e reafirmou a força do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na produção de alimentos saudáveis, na cultura popular e no debate político. “Foi uma feira gigante em todos os sentidos”, resumiu Ceres Hadich, da Coordenação Nacional do movimento, em entrevista ao programa Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

Ao todo, foram comercializadas 580 toneladas de alimentos e lançados 11 novos produtos agroindustrializados. Cerca de 180 cooperativas estiveram presentes no evento, que reuniu 1,8 mil tipos de itens diferentes para venda e exposição. “O tema da diversidade para nós é muito importante. Nas outras edições também ele nos chamava bastante atenção, mas, neste ano em especial isso demonstra a pujança da reforma agrária”, afirma Hadich.

Adailton, acampado do MST na BA, trabalha com coleta de sementes e mudas- Larissa Lopes/MST

Além da comercialização de alimentos saudáveis, a feira também foi espaço de diálogo, escuta e formação política. Foram realizadas 30 oficinas e seminários, debates espontâneos em diversas barracas temáticas e apresentações de 42 grupos culturais, reunindo mais de 350 artistas populares. Shows de Marina Lima, Paulinho Moska, Djonga e Arnaldo Antunes também integraram a programação.

Bloco Pisa Ligeiro na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária – Sara Gehen/MST

Ao todo, foram doadas 40 toneladas de alimentos durante a feira. “Seguimos com essas ações de solidariedade, denunciando a insegurança alimentar e a vulnerabilidade que ainda muitos brasileiros passam aqui no nosso país, apontando isso como uma prática permanente de valores que são fundamentais: a empatia, a solidariedade, o olhar para aqueles que mais precisam. […] O que temos, partilhamos com alegria”, reforça a dirigente.

Outro destaque foi a distribuição de 12 mil mudas de árvores, como parte da campanha permanente do MST pelo plantio de 100 milhões de árvores em dez anos – que já tem quase metade da meta atingida. “A ideia é que possamos massificar essa cultura do plantio de árvores como uma ação concreta, não só de plantar no campo, mas também na cidade, como uma ferramenta eficaz para fazer um diálogo em torno da crise climática que estamos vivendo e buscar alternativas para esse enfrentamento”, afirma.

MST: “A troca de semente é um ato de solidariedade” – André Gouveia/MST

Segundo Hadich, o movimento já começa a planejar a próxima edição da feira. Ela confirma que a cantora Pabllo Vittar demonstrou interesse em participar do evento e promete: “Vamos manter esse nível maravilhoso, com qualidade, com diversidade e com compromisso que tem tido a nossa programação cultural ao longo desses anos.”

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.