“Grande amigo do Brasil”: governo Lula lamenta a morte de Pepe Mujica

Ricardo Stuckert/PR/José Cruz/Agência Brasil

BRASÍLIA – O governo Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de José ‘Pepe’ Mujica, ex-presidente do Uruguai e ídolo da esquerda latino-americana, nesta terça-feira, 13.

“Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, afirma o Itamaraty em nota, estacando o seu “compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária”.

LEIA TAMBÉM:

>> Casagrande lamenta morte de Mujica: “Referência mundial de ética”

>> Tribunal de Contas suspende duas licitações do DER-ES para obras em rodovias

>> Confusão entre vereadores e servidora na Câmara da Serra vai parar na delegacia

Mujica morreu aos 89 anos, após ter sido diagnosticado com um câncer de esôfago, que havia se espalhado. Com a idade avançada, ele não pode se submeter a tratamentos mais invasivos e se mostrou resignado com a morte em entrevista no começo do ano.

O Itamaraty relembrou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve com Pepe Mujica em seu sítio, nos arredores de Montevidéu, no fim do ano passado. Na ocasião, Lula presenteou o líder uruguaio com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração a cidadãos estrangeiros.

O ministério das Relações Exteriores afirma ainda que o legado de Mujica continuará “guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”.

Por fim, o governo brasileiro se solidarizou com os familiares de Pepe Mujica e com os uruguaios.

Leia a nota na íntegra

O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.