Idosas superam medos e fazem canoa havaiana em praia de Vila Velha

Foto: Divulgação/ ICEPi

Em uma iniciativa para promoção de saúde, um grupo de idosas teve uma aula de canoa havaiana na Praia da Costa, em Vila Velha. A maioria teve a oportunidade de praticar a atividade pela primeira vez e superar medos.

Os idosos do Grupo FelizIdade foram os beneficiados pela ação na última sexta-feira (09), organizada por profissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e servidores da Unidade Básica de Saúde de Divino Espírito Santo, em Vila Velha.

LEIA TAMBÉM:

Creatina: aliada antes e depois da menopausa

Adolescentes do ES serão selecionados para receber tratamento odontológico gratuito

Senac-ES promove debate sobre saúde mental e nova NR-01 em Vila Velha​

A “remada inclusiva” proporcionou uma experiência inédita para a maior parte do grupo, que nunca havia remado antes e nem sabia nadar.

“Foi maravilhoso e esse projeto é muito bom. O mar é vida, é alegria, é superação. Quem tiver disposição e gostar da natureza deve fazer esse exercício, porque faz bem para a alma, o corpo e a mente”, comentou Marilene Marciano, de 66 anos.

Idosos do grupo FelizIdade tiveram a oportunidade de participar de uma aula de canoa havaiana. Foto: Divulgação/ ICEPi

Alda Marize de Oliveira Onofre, de 63 anos, é vizinha da UBS. Ela não mergulhava há anos e revela que foi um dia de reencontro com o mar.

“Hoje, foi uma libertação. Isso é qualidade de vida”, disse.

Uma das participantes, inclusive, disse que não estava confiante na prática do esporte, mas se surpreendeu com a atividade.

“Eu não me sentia capaz de executar a tarefa e foi surpreendente. Além de ser prazeroso, é super tranquilo e vale a pena”, comentou Lúcia Padilla Gatto, de 65 anos.

Foto: Divulgação/ ICEPi

A ação não impactou apenas os idosos, mas também os profissionais que organizaram. Residentes multiprofissionais em Saúde da Família e profissionais do Provimento e Fixação de Profissionais, ambos do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), que conduzem as atividades do FelizIdade ao lado dos servidores da unidade, falaram sobre a experiência.

“Tivemos a oportunidade de fazer uma atividade na praia para proporcionar aos idosos um exercício inédito, que foi remar. Ouvimos os depoimentos deles e foi fantástica essa experiência. Para nós, ver a alegria no rosto deles é muito gratificante”, avaliou a profissional de Educação Física do Provimento Luciana Magalhães.

O instrutor Leonardo Ferreira Soares rema há mais de três anos e esteve na condução do grupo na canoa.

“Sempre vai ser uma honra proporcionar um pouco de afeto para as pessoas que precisam de mais atenção. Nós vemos que as pessoas idosas têm muitas necessidades que vão além do tratamento de doenças”, ressaltou.

Grupo FelizIdade, que participou da aula de canoa havaiana. Foto: Divulgação/ ICEPi
Adicionar aos favoritos o Link permanente.