Mostra de Cinema leva debate sobre saúde mental ao Cine Brasília

A capital federal será palco da 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial Raquel França, evento que une cinema, arte e mobilização social em defesa da luta pelo fim dos manicômios. Com entrada gratuita, a mostra acontecerá entre os dias 16 e 18 de maio, no Cine Brasília.

Com expectativa de reunir cerca de 300 pessoas, o evento visa ampliar o debate sobre saúde mental no Distrito Federal, tema que, segundo o coordenador da mostra, Luiz Alberto de Souza Junior, ainda é “cercado de estereótipos, compreensões incompletas e equivocadas do que é, de fato, saúde mental”.

Um dos destaques da mostra será a exibição do curta-metragem “Filmes-Cartas”, produzido pelo Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara (CeCo), que integra a rede de atenção psicossocial da Prefeitura de Niterói. A exibição acontecerá no sábado, 17 de maio, como parte da sessão Panorama, programada das 20h às 21h30.

O filme foi construído a partir da pergunta “Para quem ou o que você quer dar notícias de você?”, inspirado no “Cadernos do Inventar — Cinema, Educação e Direitos Humanos”. Os participantes escreveram cartas pessoais que depois foram narradas por eles mesmos e transformadas em curtas com imagens produzidas coletivamente.

“Apresentei minha dissertação de mestrado intitulada ‘Aqui todo mundo é paciente: cinema de grupo como prática em saúde mental’. Foi a partir desse trabalho que surgiu o interesse da curadoria em conhecer e exibir o Filmes-Cartas”, explica Maria Clara Montalvão, oficineira do CeCo.

Para Lindsey Fernanda Oliveira, também oficineira, a participação na mostra representa “a chance de compartilhar nossos processos e seguir criando redes com pessoas e coletivos que também acreditam na potência do cinema e das artes em grupo como caminhos de cuidado, liberdade e resistência”.

Confira a programação completa

Dia 16/05 (sexta-feira)

15h – Cerimônia de abertura com representantes de movimentos sociais de saúde mental

16h – Sessão “Cinema e Memória” – exibição de documentários sobre a história da luta antimanicomial no Brasil

18h – Mesa-redonda “Saúde Mental em Perspectiva” com profissionais do campo da psicologia e psiquiatria

20h – Exibição do longa-metragem “Nise: O Coração da Loucura”, seguido de debate

Dia 17/05 (sábado)

14h – Oficina “Arte como Ferramenta Terapêutica” – atividade prática com usuários de serviços de saúde mental

16h – Exibição de curtas nacionais sobre experiências de cuidado em liberdade

18h – Roda de conversa com realizadores e participantes das produções: Sessão Panorama com exibição do curta-metragem “Filmes-Cartas”, produzido pelo Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara (CeCo), de Niterói

Dia 18/05 (domingo)

15h – Mostra competitiva de curtas produzidos por coletivos de saúde mental

17h – Premiação dos melhores trabalhos

19h – Sessão de encerramento com debate “Caminhos para a Construção de uma Sociedade sem Manicômios”

Serviço

Evento: 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial Raquel França

Data: 16 a 18 de maio de 2025

Local: Cine Brasília — Entrequadra 106/107 Sul — Brasília (DF)

Entrada: Gratuita

Adicionar aos favoritos o Link permanente.