
O empresário Juscelino Brito de Oliveira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana e proprietário da rede de Farmácias Brito, foi homenageado na noite desta quarta-feira (14) com a Comenda Maria Quitéria, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal.
A sessão solene contou com a presença de amigos, familiares, funcionários e representantes do setor empresarial da cidade. A homenagem foi proposta pelo vereador Galeguinho SPA.

“Ele é um empreendedor nato. Começou do zero e hoje ocupa uma posição significativa no nosso município, inclusive. Ele também é presidente da CDL de nossa cidade, ocupando mais um papel importante, e estava faltando esse reconhecimento perante a Câmara de Vereadores e a sociedade feirense”, afirmou o vereador.

Com mais de 30 anos de atuação no setor farmacêutico, Juscelino Brito comanda atualmente 16 unidades da Farmácia Brito em Feira de Santana e uma no município de Conceição do Jacuípe. Durante a cerimônia, ele falou em entrevista ao Acorda Cidade, sobre o significado da comenda para a sua trajetória.
“É com carinho e muita responsabilidade que eu recebo um título de tão grande importância, a Comenda Maria Quitéria. Essa responsabilidade nos eleva a assumir mais ainda o que a gente vem fazendo e pretende ao longo do tempo fazer melhor”.

Brito destacou que o trabalho desenvolvido ao longo dos anos se baseia em princípios como dedicação, respeito ao próximo e compromisso com o cliente.
“Quando se faz algo com carinho, algo com amor e com muita determinação. Eu acho que tudo que a gente se propõe a fazer, se a gente faz com amor, as coisas fluem bem. Outra coisa importante é você ter a família ao seu lado, lhe apoiando, e a família da empresa, que são os colaboradores. Isso é muito importante. Eu tenho uma gama de colaboradores que faz isso acontecer. Eu tenho muito a agradecer a toda a minha equipe, inclusive estão aqui presentes, e eu agradeço muito a Deus, agradeço muito pelo trabalho, pelo desempenho e pelo que eles fazem pela população, o atendimento, o cuidado, o carinho. Isso para mim é um motivo de muita alegria.”
O presidente do Instituto Pensar Feira, empresário Edson Piaggio, também destacou a trajetória de Juscelino.

“Esse evento não representa apenas o líder que é ele como presidente do CDL, mas também a história linda dele. Brito tem muito para ensinar a qualquer empresário, principalmente para aquele que está começando. A história dele é de quem começou acreditando que iria ser empresário, acreditou que poderia ser, e está aqui sendo homenageado. Desde aquele pequeno espaço onde ele implantou a primeira farmácia, ele já percebia que a coisa mais importante é o cliente, é servir o cliente, fidelizar e atender a necessidade do cliente. E qual foi o resultado? É o sucesso que ele é hoje, não só líder da categoria, mas também empresário de sucesso.”
Durante entrevista ao Acorda Cidade, Brito reforçou os valores que norteiam sua atuação à frente da rede de farmácias. “Eu parto do ponto em que eu tenho de dar exemplo e eu preciso te atender bem. Eu preciso ser solícito, ser uma pessoa que respeita o próximo. Então, eu acho que é isso que a gente quer passar ao próximo. Não adianta eu pedir para fazer algo que eu não tenho isso dentro de mim. O respeito, o amor e o carinho é algo que a gente leva muito a sério.”

Ele também comentou sobre o conceito adotado pela empresa, que vai além da comercialização de medicamentos.
“A gente usa o slogan “Farmácia Brito, amizade saudável”, partindo desse princípio, do cuidado, da atenção, porque o consumidor que está indo à farmácia, não está indo comprar uma pizza, comprar uma roupa, ele necessita de uma atenção, é uma pessoa que está fragilizada, doente, então, o mínimo que a gente tem de dar é respeito, cuidado, carinho e atenção.”
E finalizou ressaltando a importância de oferecer um atendimento eficiente. “Em um mercado extremamente competitivo, em que as pessoas têm uma vida corrida, a gente precisa ser resolutivo para que as coisas fluam bem e o consumidor se sinta bem no local que ele entra.”




Podcast conta a história da Farmácia Brito
Nascido em uma família humilde, criado com mais sete irmãos, na cidade de Amargosa, foi para Feira de Santana em 1993, recém-casado e com o grande sonho de abrir uma farmácia.
A primeira unidade da Farmácia Brito foi fundada no conjunto Feira V, em um espaço onde funcionava uma oficina de carros, de apenas 20 metros quadrados. Com muito esforço e fé, o jovem empreendedor iniciou o negócio com poucos recursos e entregando medicamentos de porta em porta, para conseguir fidelizar seus clientes. Essa história foi contada pelo criador da rede de farmácia, Juscelino Brito, no podcast do Acorda Cidade, Cá entre Nós. Ouça a seguir:
Veja também: De vendedor de porta em porta a dono de 16 lojas: conheça a história do fundador da Farmácia Brito
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.