Dois novos navios cargueiros de automóveis fabricados na China — incluindo um que agora detém o recorde mundial de capacidade de carga — iniciaram suas viagens inaugurais nesta quinta-feira, destacando a magnitude das ambições chinesas no mercado global de exportação de veículos.
Com capacidade máxima para transportar 9.500 veículos, o Anji Ansheng é o maior navio de transporte de automóveis do mundo, de acordo com sua proprietária, a SAIC Anji Logistics, subsidiária logística da montadora estatal SAIC Motor.
O recorde anterior de capacidade — 9.200 carros — era do BYD Shenzhen, que partiu no final do mês passado de Suzhou rumo ao Brasil.
O Anji Ansheng, do tipo roll-on/roll-off (ro-ro), zarpou de Xangai transportando cerca de 7.000 veículos fabricados na China com destino à Europa.
A SAIC Anji Logistics informou que agora possui uma frota de 35 cargueiros de veículos, incluindo 15 navios oceânicos, e espera expandir esse número para 22 embarcações internacionais até o próximo ano, cobrindo rotas estratégicas de exportação, como México, Europa Ocidental, Mediterrâneo, América do Sul, Sudeste Asiático, Oceania e Oriente Médio.
A China se consolidou nos últimos anos como maior exportadora de automóveis do mundo, com um aumento anual de 23% nas exportações em 2023, totalizando 6,41 milhões de veículos, segundo dados da alfândega chinesa.
Outro navio que também iniciou sua viagem inaugural nesta quinta-feira foi o Yuan Hai Kou, também do tipo ro-ro, transportando cerca de 4.000 veículos chineses de Guangzhou com destino a países do Mediterrâneo como Grécia, Turquia, Itália e Tunísia. O Yuan Hai Kou tem capacidade máxima para 7.000 automóveis.
Seu proprietário, a COSCO Shipping Car Carriers, atualmente opera 20 embarcações, com planos de expandir a frota para 30 navios até o próximo ano.
O rápido crescimento das exportações de veículos da China levou a uma escassez global de capacidade em navios tipo roll-on/roll-off, principal meio de transporte marítimo utilizado pelas montadoras.
Cientes desse gargalo logístico, montadoras chinesas como BYD, Chery e SAIC vêm formando suas próprias frotas navais, buscando reduzir custos e garantir maior controle por meio de uma estratégia de “navegação independente”.
O avanço da China como líder mundial na construção naval tem gerado preocupação nos Estados Unidos, que anunciaram planos para aumentar tarifas portuárias sobre navios construídos ou operados por empresas chinesas que atracam em portos norte-americanos a partir de outubro.
FONTE: South China Morning Post
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