Os sinais de Hartung, ES em destaque e escala 6×1 na pauta

Roberto Carneiro, Paulo Hartung e Marcos Pereira (foto: Instagram)

Sinais, fortes sinais…

O ex-governador Paulo Hartung (sem partido), que se filia ao PSD na próxima segunda-feira, publicou em seu perfil do Instagram a foto de um encontro com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e com o presidente do Republicanos de São Paulo, Roberto Carneiro – antigo aliado político.

A postagem foi feita inicialmente por Pereira e depois compartilhada por Hartung. “Invasão capixaba em São Paulo! Recebi hoje, junto com o presidente estadual do Republicanos-SP, Roberto carneiro, a visita do ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung”, diz trecho da postagem. Hartung, Carneiro e Pereira são capixabas. E a postagem segue:

“Conversamos sobre temas que unem nossos estados e tratamos de iniciativas para acelerar o desenvolvimento regional e do Brasil, algo que o Republicanos já vem construindo com seriedade e bons resultados. Seguimos juntos!”

Em São Paulo, o Republicanos tem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é cotado para disputar a Presidência da República no ano que vem.

No Espírito Santo, o partido conta com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que já é considerado pré-candidato ao governo do Estado pela sigla.

O “seguimos juntos” escrito por Pereira e compartilhado por Hartung, é emblemático. Principalmente quando se soma à simpatia que o ex-governador já tem pelo prefeito da Capital. Após as eleições municipais do ano passado, Hartung rasgou elogios a Pazolini, ao destacar a chegada de novas lideranças ao mercado político.

Hartung é cotado para participar ativamente do processo eleitoral do ano que vem, seja na disputa de cargos majoritários no Estado (Senado ou governo) ou ainda numa construção nacional. Seria a postagem um spoiler do que está por vir?

Documentário

Também nas redes sociais, a assessora de imprensa de Paulo Hartung, Vivian Camargo, publicou um documentário sobre a trajetória do ex-governador, desde sua infância até o auge, como governador.

Ela escreveu: “Do início da militância à liderança de grandes transformações. A trajetória de Paulo Hartung é uma aula de política com propósito. Vale cada minuto. História não se escreve da noite para o dia”.

Nesta terça-feira (20), Hartung participou de sua última reunião como membro do Conselho de Administração da Vale.

***

Espírito Santo em destaque

Pablo Lira

Outro capixaba que também está em São Paulo representando o Estado é o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira. Ele participa do Seminário da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre os 10 anos do Centro de Monitoramento e Avaliação (M&A) de Políticas Públicas (Clear).

Lira vai palestrar sobre “A cultura do M&A de Políticas Públicas no Espírito Santo” e falar sobre a experiência dos últimos 15 anos de pesquisas e estudos. O Estado é pioneiro e referência nacional e internacional na cultura de M&A.

Ele ainda participa do lançamento do livro “Avaliar para transformar – Consolidação dos sistemas de avaliação de políticas públicas no Brasil”, onde assina um capítulo, juntamente com outros pesquisadores do IJSN.

***

André Garcia vai presidir Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

André Garcia

Já pelas bandas de Brasília, o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, vai presidir o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). A nomeação é assinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e foi publicada no Diário Oficial da União, ontem (19).

Ex-secretário estadual de Justiça do Espírito Santo, André Garcia vai acumular o mandato de presidente do conselho, que é de dois anos, com a secretaria que comanda.

À frente do CNPCP, ele será responsável por coordenar os trabalhos do colegiado, indicar membros para compor os grupos de trabalho, representar o conselho em eventos e assinar as resoluções sobre políticas criminal e penitenciária nacionais.

***

Merenda nas férias

Professor Jocelino

O vereador de Vitória Professor Jocelino (PT) fez um projeto de indicação para a Prefeitura de Vitória sugerindo a possibilidade de oferta da merenda escolar também aos finais de semana e no período das férias.

O objetivo do projeto é combater a fome entre crianças da rede municipal de ensino. O vereador alega que para muitas, a merenda ofertada na escola é a principal refeição do dia. O projeto ainda será votado na Câmara de Vitória e, depois, segue para o crivo do prefeito.

***

Escala 6×1 na pauta

Camila Valadão durante sessão na Ales (foto: Ellen Campanharo/Ales)

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa promove nesta quarta-feira (21) uma audiência pública para debater a escala 6×1 – em que os trabalhadores atuam seis dias por semana e folgam um.

Está prevista a participação do coordenador nacional do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Wesley Fábio, além de sindicatos, movimentos sociais e profissionais que atuam sob essa escala.

A proponente da audiência pública é a deputada estadual Camila Valadão (Psol). “A audiência é uma oportunidade para ampliar a discussão sobre a necessidade de garantir pelo menos dois dias de descanso semanal”.

Na Câmara Federal tramita uma PEC, de autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), que propõe uma escala 4×3, com 36 horas de trabalho distribuídas em quatro dias por semana.

***

Deputado participa de documentário contra o MST

Lucas Polese / crédito: Ales

O deputado estadual Lucas Polese (PL) é um dos entrevistados no documentário “MST – Terra Prometida”, da produtora Brasil Paralelo. O documentário terá exibição única no Estado nesta quinta-feira (21), às 19h30, no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi (Vitória).

Em suas redes sociais, o deputado fez o convite: “É um documentário sensacional que vai destrinchar toda a atuação criminosa desse movimento (…), a história da família Bettim e toda nossa atuação defendendo o direito à propriedade no Espírito Santo”, disse, no Instagram.

A família Bettim, de São Mateus, está envolvida num caso polêmico de desapropriação de terra por improdutividade e interesse social para a reforma agrária. A família sempre contestou a desapropriação, alegando que a propriedade rural, que fica na comunidade de São José da Barra Seca, tem produtividade. O processo se arrasta desde 2010.

As vagas são limitadas e para assistir ao documentário é preciso se inscrever pelas redes sociais do deputado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.