A divulgação dos canais disponibilizados pelo governo do Ceará para a realização de denúncias de crimes motivados por cor ou raça foi um dos destaques do último Notícia Popular, o programa de rádio do Brasil de Fato Ceará.
No Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reforça que as vítimas de crimes motivados por cor ou raça devem realizar a denúncia. A população conta com o trabalho da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará e; do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades, da Polícia Militar do Ceará. As duas unidades atuam na apuração, repressão e prevenção de crimes e racismo, injúria racial e outras formas de intolerância.
As denúncias podem ser feitas presencialmente na Decrim, ou por ligação, via número: (85) 98878-8325, além da possibilidade de serem repassadas via 181, o disque-denúncia da SSPDS, ou para o Whatsapp (85) 3101-0181, onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Há ainda o canal E-denúncia, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.
O Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, celebrado no dia 13 de maio, ressignifica a data da assinatura da Lei Áurea, em 1888, reforçando que a abolição da escravidão não representou, de fato, a liberdade plena do povo negro. A data destaca a luta contínua contra o racismo estrutural e a importância da denúncia como instrumento de combate à discriminação. O governo do Ceará reforça que denunciar crimes de racismo é fundamental para combater a impunidade, ampliar a conscientização social e proteger as vítimas.
Confira outros destaques do Notícia Popular da última semana.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::
Fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância
Garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, a partir da manutenção e criação de políticas públicas que promovam o bem-estar físico, emocional e social, esse é o objetivo do projeto Primeira Infância em Primeiro Lugar, iniciativa do Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude. Desde a criação do projeto, em 2024, o MPCE vem reforçando sua atuação enquanto indutor de políticas públicas para a primeira infância e intensificado a fiscalização dos comitês intersetoriais que tratam da temática.
4ª Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência do MPCE
O MPCE promove, no dia 26 de maio, a 4ª Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência, com o tema Educação, prevenção e combate a crimes digitais contra pessoas idosas. O evento é aberto ao público, e será realizado no auditório da Escola Superior do Ministério Público, em Fortaleza, das 8h30 às 12h30. Os interessados devem se inscrever na plataforma da Escola Superior do Ministério Público.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar, informar e capacitar o público, especialmente pessoas idosas e seus familiares, sobre os riscos do ambiente digital, além de orientar os participantes sobre como evitar serem vítimas de crimes digitais.
Ceará na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo
O Ceará marcou presença na 5ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, que aconteceu de 8 a 11 de maio, no parque Água Branca, em São Paulo. De acordo com informações divulgadas pelo governo do estado, a agricultura familiar cearense comercializou cerca de 20 toneladas de produtos de assentamentos do interior cearense durante o evento.
Este ano, a feira contou com uma estimativa de mais 300 mil visitantes e reuniu 180 cooperativas de todo o país, somando 580 toneladas de alimentos de 1.920 tipos diferentes.
Bienal Internacional de Dança do Ceará está com inscrições abertas para audição de bailarinas contemporâneas
A 15ª Bienal Internacional de Dança do Ceará está com inscrições abertas para a convocatória para audições de bailarinas. Serão selecionadas sete artistas mulheres, com sólida experiência em dança contemporânea e alta resistência física para a remontagem do espetáculo Estação Seca.
As inscrições para as audições devem ser feitas até o dia 19 de maio, via formulário, que pode ser acessado no perfil da bienal de dança no Instagram: @bienaldedanca. As audições acontecem nos dias 22, 23 e 24 de maio, das 14h às 19h, na Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza.
Festival Mi está com inscrições abertas para oficinas gratuitas
Este ano, o Festival Mi – Música na Ibiapaba, um dos maiores encontros de formação musical do Brasil, chega à sua 20ª edição. O festival acontecerá de 20 a 26 de julho, em Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, e as inscrições para o processo seletivo de participantes para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 de maio através do Mapa Cultural do Ceará. São oferecidas 67 oficinas, somando 700 vagas ao todo.
As inscrições são gratuitas e podem participar músicos profissionais e estudantes, arte educadores, pesquisadores e demais interessados, com idade mínima de 16 anos. A seleção acontece em duas etapas e a lista final dos participantes será divulgada até o dia 4 de julho.
De Vera
E no De Vera desta semana, o Brasil de Fato abordou sobre a força, a importância, as conquistas e desafios das cooperativas do MST no Ceará, e o convidado para esse bate-papo foi Antônio José, da coordenação do setor de Produção Cooperação e Meio Ambiente pela direção estadual do MST Ceará .
Você pode conferir todas as nossas entrevistas em nossa página no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::