Saque e Pague reforça a segurança em terminais de autoatendimento

A Saque e Pague, plataforma que facilita e democratiza o acesso das pessoas a soluções financeiras por meio da tecnologia, alcançou a marca de 90% na redução de ataques físicos em seus terminais nos últimos quatro anos. A companhia tem realizado investimentos significativos em segurança patrimonial, adotando soluções avançadas para ampliar a proteção e eficiência nas transações dos clientes.

Desde 2021, este número caiu para cerca de cinco tentativas por ano. Essa redução acompanha o mercado, que entre 2020 e 2022, segundo dados da Febraban, teve 56,7% a menos de ataque a caixas eletrônicos no Brasil.

Além dos ataques aos terminais de autoatendimento, as tentativas de golpes mais comuns registrados pela companhia são ciberataques, circulação de cédulas falsificadas e transações fraudulentas. “Garantimos a integridade física dos nossos ATMs, mas precisamos garantir a segurança de todo o processo das transações, desde as ações físicas até as movimentações digitais. Investimos anualmente em soluções que entregam aos clientes, varejistas e público final, uma experiência positiva”, comenta o CEO.

A Saque e Pague é aprovada e certificada pelo PCI Data Security Standard (PCI-DSS), fórum aberto global para o contínuo desenvolvimento, aprimoramento, armazenamento, disseminação e implementação de padrões de segurança para a proteção de números de cartão. A companhia atende aos 12 requisitos obrigatórios do PCI Security Standards Council com outros 251 sub-requisitos.

Segurança Digital

Segundo a Febraban, os golpes via Pix tiveram um aumento significativo em 2024, com prejuízos de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 43% nas transações fraudulentas. Os investimentos da Saque e Pague refletem também no ambiente virtual e nas operações em seus terminais. Com a chegada do Pix, em 2020, a empresa adotou uma série de medidas para minimizar ameaças e evitar problemas com a ferramenta, como o monitoramento contínuo das transações, a implementação de tecnologias de segurança avançadas, autenticação multifatorial e criptografia de dados, além de protocolos de prevenção contra fraudes em tempo real.

“Investimos no suporte e orientação aos clientes, promovendo a conscientização sobre como realizar transações seguras e evitar situações que possam gerar riscos. Nossa equipe de segurança está em constante vigilância para detectar e mitigar qualquer atividade suspeita. Essas ações contribuem para proteger os clientes e garantir a integridade das transações realizadas via Pix”, finaliza Paulo César Pinheiro.

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