O Bradesco dá mais um passo rumo ao futuro do setor financeiro por meio da “Bridge”, uma plataforma proprietária de inteligência artificial (IA) generativa, projetada para impulsionar a eficiência operacional, acelerar o lançamento de produtos e aprimorar a experiência dos usuários.
Com mais de 3 milhões de clientes e 80 mil colaboradores já impactados por meio da BIA, assistente virtual do banco que utiliza a solução, a Bridge foi desenvolvida sob medida para as demandas da instituição e atua como habilitadora, integrando múltiplas capacidades de IA com foco em segurança, governança e escalabilidade.
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Em operação desde abril de 2024, a Bridge contabiliza mais de 200 iniciativas em diferentes áreas do banco e funciona como uma camada de IA integrada ao ecossistema. Por meio de uma interface visual e um conjunto de APIs (interface de programação de aplicações) de simples integração, ela disponibiliza habilidades avançadas de IA generativa, como geração de texto e código, sumarização e classificação e criação de agentes, para serem incorporadas nas aplicações de negócio da instituição financeira. Hoje, clientes e colaboradores utilizam suas capacidades principalmente por meio da BIA.
Com uma estrutura multi-cloud, que opera em diferentes provedores de nuvem ao mesmo tempo para hospedar seus dados e aplicações, a solução se conecta a tecnologias como Microsoft Azure, ServiceNow e Microsoft Power Platform, o que visa fornecer maior interoperabilidade e integração fluida aos sistemas existentes do banco. Além disso, a Bridge provê uma arquitetura agnóstica, capaz de se conectar, se adaptar e, assim, integrar qualquer modelo de mercado. Atualmente, já estão disponíveis diversos modelos de IA Generativa.
Além do atendimento ao cliente, áreas como TI, marketing, ouvidoria, crédito e operações já colhem os frutos da automação e da análise avançada de informações. Embora voltada ao aprimoramento de processos internos, Rafael Cavalcanti comenta que seus benefícios são percebidos diretamente pelos clientes.
Como resultado, a assistente, utilizando recursos da solução, alcançou uma taxa de resolutividade de aproximadamente 90%. A área de recuperação de crédito também sentiu os efeitos da iniciativa, com ganhos de eficácia nos contatos com os clientes.
A plataforma é resultado da atuação colaborativa com empresas como a Microsoft, Avanade e Bain & Company, e equipes multidisciplinares de diferentes áreas do Bradesco com expertise em tecnologia, nuvem e consultoria de negócios. Com planos de expansão já em andamento, a Bridge deve incorporar novas funcionalidades ao longo de 2025, ampliando sua atuação para um número maior de clientes e segmentos.
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