Explosão e incêndio em fábrica farmacêutica na Índia deixam 36 mortos


O corpo de bombeiros recuperou os corpos carbonizados de 34 trabalhadores no local do acidente. Outros 2 morreram no hospital. A explosão e o incêndio subsequente ocorreram na unidade de secagem por spray da fábrica. Equipes de resgate procuram sobreviventes após uma explosão e um incêndio em uma fábrica farmacêutica em uma área industrial
Associated Press
O número de mortos na explosão e incêndio de grandes proporções ocorridos na segunda-feira em uma fábrica farmacêutica no estado de Telangana, no sul da Índia, subiu para pelo menos 36, enquanto cerca de três dezenas de pessoas ficaram feridas, informaram as autoridades nesta terça-feira.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O corpo de bombeiros recuperou os corpos carbonizados de 34 trabalhadores no local do acidente, situado em uma área industrial a cerca de 50 quilômetros da capital estadual, Hyderabad, disse à Associated Press o diretor dos serviços de incêndio do estado, G.V. Narayana Rao.
Outros dois trabalhadores morreram em decorrência de queimaduras e foram declarados mortos no hospital, afirmou Rao, acrescentando que os destroços da unidade farmacêutica da Sigachi Industries, completamente destruída, ainda estavam sendo removidos para verificar se havia mais trabalhadores presos.
Quase três dezenas de trabalhadores feridos foram internados em hospitais, disse ele.
“A estrutura inteira da fábrica desabou. O fogo foi apagado e esperamos terminar a remoção dos destroços nas próximas horas”, afirmou Rao.
A explosão e o incêndio subsequente ocorreram na unidade de secagem por spray da fábrica, usada para processar matéria-prima em pó fino para fabricação de medicamentos, explicou Rao.
O ministro da Saúde do estado, Damodar Raja Narasimha, disse que havia 108 trabalhadores dentro da fábrica no momento da explosão.
“Como os corpos estavam gravemente queimados e mutilados, uma equipe médica especial foi mobilizada para realizar testes de DNA”, disse Narasimha, acrescentando que o governo estadual criou um comitê para investigar a causa do incidente.
Testemunhas relataram ter ouvido a explosão a alguns quilômetros de distância do local.
A Índia abriga algumas das maiores empresas farmacêuticas do mundo, desempenhando um papel fundamental no fornecimento global de medicamentos genéricos e vacinas. A robusta capacidade de produção e o custo acessível fizeram do país um polo para gigantes do setor farmacêutico.
Acidentes industriais, especialmente envolvendo reatores químicos, não são incomuns em fábricas desse tipo, ressaltando a necessidade de as autoridades implementarem protocolos de segurança rigorosos e uma fiscalização regulatória mais eficaz em um setor tão vital para a saúde pública.
A Sigachi Industries Limited é uma empresa indiana que atua na produção de ingredientes farmacêuticos ativos, intermediários e misturas de vitaminas e minerais, de acordo com o site da companhia. Ela possui cinco unidades fabris na Índia e subsidiárias nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos.
LEIA MAIS:
O mistério do pedófilo que alugou a Disneylândia e simulou um casamento com uma criança de 9 anos
Kim Jong-un se emociona em homenagem a soldados da Coreia do Norte mortos na guerra
Kim Jong-un se emociona durante homenagem para soldados mortos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.