
Condição afeta mais as mulheres e está associada à inflamação sistêmica do organismo. As colunas de quinta-feira e domingo trataram da importância do sistema imunológico para a longevidade. E quando o paciente é portador de uma doença autoimune – que acontece quando justamente o sistema imunológico, que normalmente protege o corpo contra vírus e bactérias, passa a atacar as células saudáveis do próprio organismo? Há situações em que órgãos específicos são atingidos, como a tireoide no caso da tireoidite de Hashimoto; ou isso pode ocorrer em várias partes do corpo ao mesmo tempo, como no lúpus eritematoso sistêmico.
Doenças autoimunes aumentam o risco de transtornos mentais, como ansiedade e depressão
Engin Akyurt para Pixabay
A presença de marcadores inflamatórios é um dos fatores para o diagnóstico da doença autoimune. E viver com esse tipo de enfermidade chega a dobrar o risco de desenvolver distúrbios mentais, como depressão, ansiedade e transtorno bipolar. Um dos fatores por trás dessa condição parece ser o estado inflamatório crônico que acomete o organismo dos pacientes. Segundo estudo publicado na revista científica BMJ Mental Health, 29% das pessoas com doenças autoimunes apresentavam algum transtorno mental — percentual consideravelmente superior ao observado no restante da população (18%).
No entanto, é comum que o estado emocional dos pacientes seja negligenciado durante consultas médicas. As mulheres, que representam 80% dos portadores de doenças autoimunes, também são mais afetadas que os homens por esses transtornos. As evidências sugerem que um quadro inflamatório persistente tem impacto na saúde mental.
O estudo abrangeu dados de 1.5 milhão de participantes do projeto Our Future Health, criado recentemente no Reino Unido. A organização pretende montar um banco de dados com 5 milhões de voluntários, que doam amostras de sangue e respondem a questionários sobre sua saúde. Foram consideradas seis doenças autoimunes: artrite reumatoide, doença de Graves (um distúrbio da tireoide), lúpus, esclerose múltipla, psoríase e doença inflamatória intestinal – as mais comuns são doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Entre os participantes, a idade média era de 53 anos, sendo 57% eram mulheres.
Transtornos mentais levam mais jovens aos consultórios