Lula envia ao Congresso projeto para transformar a Independência da Bahia em feriado nacional

Proposta reconhece o 2 de Julho, data da expulsão das tropas portuguesas da Bahia em 1823, como marco da consolidação da Independência do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (1º) o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de Julho, data da Independência da Bahia, um feriado nacional.
A proposta visa reconhecer a importância histórica da expulsão das tropas portuguesas de Salvador, em 1823, consolidando a independência do Brasil após o 7 de Setembro.
“Encaminhamos hoje um projeto de lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de Julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, estarei em Salvador para comemorar esta data histórica junto ao povo baiano”, escreveu Lula nas redes sociais.
A data já é feriado estadual na Bahia e celebra a vitória das forças brasileiras sobre os portugueses, quase um ano após a proclamação da independência por Dom Pedro I.
A presença de Lula em Salvador nesta quarta-feira (2) integra a programação oficial da data e busca reforçar a valorização da participação popular e regional no processo de independência do país.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.