
Comemorado anualmente no mês de junho, no primeiro domingo da Trezena de Santo Antônio, o Dia do Romeiro foi incluído no Calendário Oficial de Eventos de Feira de Santana. O decreto-lei foi assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante a Santa Missa Votiva em honra a Santo Antônio, realizada no final da tarde desta terça-feira (1), no Santuário dos Capuchinhos.

Autor do projeto, o vereador Marcus Carvalhal destacou ao Acorda Cidade que essa iniciativa fortalece não só a religiosidade, mas também a cultura, o turismo religioso e a economia de Feira de Santana.

“É um projeto que foi provocado pelo Frei Liomar. Sou cristão, sou católico e frequento essa igreja. Acompanho a missa todo ano, vejo a força que os romeiros têm na nossa cidade, então foi, para mim, uma oportunidade de homenagear esse povo que defende a fé e a tradição”, afirmou.
O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni, agradeceu o reconhecimento e afirmou que esse é um momento histórico.

“Agradecemos a Deus por esse reconhecimento, por esse decreto que torna o Dia do Romeiro parte do calendário oficial. É um reconhecimento histórico, um resgate da devoção e da fé do nosso povo, uma manifestação respeitosa. É um ato de justiça simbólico”, definiu.
O prefeito José Ronaldo destacou que esse momento marca oficialmente a institucionalização do Dia do Romeiro em Feira de Santana. Ele falou sobre a importância da igreja para sua vida.

“A Igreja Santo Antônio faz parte da minha vida. Casei há 51 anos aqui e, sempre que venho no santuário, lembro desse momento. Tenho muito respeito pela história dos freis e por tudo o que eles representam, por tudo o que realizam pela nossa cidade. Hoje, o Dia dos Romeiros se torna lei”, comemorou.

A chefe de romaria, Sueli Bispo, da cidade de Antônio Cardoso, também agradeceu esse momento de reconhecimento.

“É maravilhoso estar aqui participando desse momento. É uma dádiva de Deus esse decreto, só temos a agradecer. Foi uma atitude maravilhosa, uma bênção de Deus saber que temos um dia especial para nós. Participo da romaria desde os 10 anos e estou como chefe de romaria há dois”, informou.

O Frei Liomar, pároco do Santuário Santo Antônio, afirmou que a missa realizada hoje ficará na memória histórica da cidade por ter simbolizado o reconhecimento e valorização dos romeiros.
“A importância está no reconhecimento desse espaço. Há 70 anos os Frades Capuchinhos se fazem presentes aqui na cidade e, no ano passado, nosso Arcebispo elevou esta paróquia a santuário. Hoje temos a grata satisfação, com o coração em festa e com muita gratidão a Deus, ao vereador Marcus, que apresentou o pedido, e ao prefeito que, com o coração atento, sanciona hoje o decreto-lei reconhecendo o Dia do Romeiro.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.