Nova e Governo Federal lançam a campanha sobre isenção e descontos na tarifa de energia

O Governo Federal lançou, com a agência Nova, a campanha Justiça Tarifária de Energia Elétrica, que divulga a isenção na tarifa de energia elétrica para famílias de baixa renda inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). A medida do governo é aliviar o peso das contas no fim do mês, garantindo mais comida na mesa, segurança e dignidade para milhões de brasileiros. Com uso da canção “Bye, Bye, Tristeza”, eternizada na voz de Sandra de Sá, a ação de comunicação usa uma abordagem leve, musical e cheia de brasilidade. O filme traz cenas de pessoas acenando em despedida à conta de energia.

O Programa Luz do Povo, do Governo Federal, pode levar energia de graça para 60 milhões de brasileiros  – O tom bem-humorado e afetivo reforça que a economia na tarifa é um gesto concreto de cuidado do poder público com quem mais precisa – a conta de energia vai embora e sobra dinheiro para o que importa. Além do filme, a campanha conta com fotos de famílias brasileiras, spot, merchandising e projetos em TV, e outras abordagens mais diretas, como motions e displays animados. O programa do Governo Federal está atualizado com a ampliação da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e oferece Isenção na tarifa de energia para famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 kWh/mês. A meta do Governo Federal é alcançar 60 milhões de brasileiros com isenção na tarifa de energia.

Luz do Povo: Energia de graça para quem mais precisa  – “A agência NOVA esteve com a Secom em todas as etapas de lançamento da Luz do Povo, desde a formulação do nome do programa, passando pela construção de sua marca, conceito e, finalmente, a campanha, que leva essa boa notícia a milhões de brasileiros que vão dar ‘bye, bye’ para a conta de energia” – afirma Renato Nunes, diretor de Criação da agência. O plano de mídia inclui TV, redes sociais, rádio e material para mídias digitais e Out Of Home (OOH) em locais de grande circulação. “A utilização da música ‘Bye, Bye, Tristeza’ foi a forma que escolhemos para representar o rompimento que os beneficiários devem sentir e mostrar como as políticas públicas mudam a vida das pessoas. Para uma família que vive com o orçamento apertado, dar tchau para a conta de energia pode significar um dinheiro que sobrará no fim do mês para colocar mais comida na mesa, garantir o essencial e viver com mais dignidade”, finaliza Thomaz Munster, VP de Criação da agência NOVA.

Filme

Ficha Técnica

Agência: NOVA

Cliente: SECOM

Campanha: LUZ DO POVO

CEO: NELSON VILALVA

VP de Criação: THOMAZ MUNSTER

Direção de Criação: RENATO NUNES

Redação: MÁRCIO FREITAS

Direção de Arte: GEORGE XAVIER

Direção Geral de Atendimento: PEDRO ARLANT

Direção de Atendimento: LARISSA PEREIRA

Atendimento Agência: NANA VIEIRA, JOÃO CASTRO E PAULO LEVAY

Direção de Mídia: ESTANLEY CUNHA

Estratégia de Mídia: THAYSE ARRUDA, ÉRICA CASTRO

Mídia Agência: LUZIA CAROLINE, DANIELLE MARROCOS, FABIO LOPES, THAYNARA LEMOS, BRUNA GUEDES

Direção de Planejamento: LUCAS GARBULHA

Planejamento: RENATA PRADO E MARIA ELISA MEDEIROS

Diretora de Operações: ANA CRISTINA GONÇALVES

Gerente Geral de Produção: TICIANA ROCHA

Produção Gráfica: RENATA FELIX E ANDREIZA OLIVEIRA

RTV: RAFAL SOUSA

Revisão: SARAH JEANNE, JULIANA AFIONI

Estúdio: FELIPE ALVES, LEO ANDRADE, ALEXANDRE FAVA

Produtora de vídeo: OLHO DE VIDRO FILMES LTDA

Diretor de cena: Thiago Artemont

Diretor de fotografia: Marcola

Diretor de Arte: Thiago Bastos

Diretor Executivo: Robério Braga

Diretor de Atendimento: Alexandre Mendonça

Atendimento: Ganesha Melo

Coord. de Produção: Robinho

Produção Executiva: Luca

Montador: Reizinho

Finalização: Carol Lins

Cor: Reizinho

Movimento e efeitos visuais: George Motta

Produtora de áudio: Sagaz

Atendimento : Amanda Serra

Diretor Musical: Moisés Souto

Produtor Musical, Mixagem e Finalização: Reinaldo Maia e Moisés Souto

Coordenação de Produção: Amanda Serra

Design de Som: Reinaldo Maia

Aprovação Cliente: Samantha Marchiori, Matheus Fernandes, Catia Siqueira e Luciana Durans

Javé Construtora  lança o exclusivo Apogeo Residences –  A Javé Construtora lançou o empreendimento de luxo Apogeo Residences na Praia da Costa, em Vila Velha, com foco em exclusividade, sofisticação e sustentabilidade. O projeto, com previsão de entrega para fevereiro de 2029, possui 31 unidades em 15 pavimentos, com apartamentos a partir de R$ 5,2 milhões e áreas de lazer como uma “praia” no 8º andar.  Bem-vindo ao Apogeo Residences , um empreendimento que redefine o viver sofisticado. Neste vídeo-conceito, mergulhe na essência de um residencial exclusivo, onde arquitetura, design e excelência se unem para entregar o ápice do conforto e da elegância.

Filme

Ficha técnica Apogeo

Agência: Personali Propaganda e Marketing

Cliente: Javé Construções e Incorporações

Aprovação: Diego Freire

Criação: Nando Bussotti e Lucas Silva Gomes – Personali Propaganda e Marketing

Direção de cena e fotografia: Wallace Delgado – W.Produções

Imagens 3D: Renato Primos – Dream

Cooabriel sorteia carro zero na maior Feira de Agronegócios do Estado – Já pensou em sair de um evento com um caminhonete nova? Durante a Feira de Agronegócios Cooabriel, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho em São Gabriel da Palha, os cooperados que fizerem compras no Centro de Negócios das Lojas Cooabriel terão a chance de concorrer a um Ford Ranger 0km: a cada R$ 5 mil em compras, o cooperado recebe um cupom para participar do sorteio. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento é considerado o maior do setor agro no Espírito Santo. Além da oportunidade de concorrer ao prêmio, o público encontrará uma programação variada e um amplo ambiente de negócios, com 120 estações e mais de 90 empresas, dentre nacionais e multinacionais. Na última edição, a Feira de Agronegócios Cooabriel atraiu 21 mil visitantes e movimentou impressionantes R$ 690 milhões.

ExpoVinhos Vitória completa 15 anos com papel social e oferta curso gratuito para formar novos sommeliers – Mais antiga feira de vinhos do Brasil, a ExpoVinhos Vitória vai além dos negócios – é o segundo melhor momento de venda de vinhos do ES – e da degustação de rótulos – a feira funciona em formato de wine tasting. Ela celebra sua 15ª edição neste ano cumprindo o papel social de oferecer uma formação gratuita para quem deseja se tornar sommelier e se destacar no mercado de trabalho, podendo conseguir vagas em restaurantes, hotéis, wine store, supermercados, e etc. O curso é ministrado pelo conhecido professor Franklin Bittencourt, referência em enogastronomia no Espírito Santo, está com vagas esgotadas e acontece nesta quinta-feira (03), no Espaço Inspira | Senac – Beira Mar. Já o restante da programação da feira vai acontecer nos dias 2 e 3 de julho no Álvares Cabral, em Vitória.

Franklin Bittencourt é fundador da Académie du Vin e do primeiro curso de Sommelier Profissional do Espírito Santo. É professor de graduação do ES com especialização em Enogastronomia e tem 11 anos de atividade acadêmica. Jurado TOP Five nas três últimas edições da ExpoVinhos Vitória. Durante 25 anos, Bittencourt trabalhou em multinacionais, na área de Recursos Humanos, mas foi em 2003 que decidiu mudar de rumo. Traçando seu caminho como expert em vinhos, fez o curso de sommelier profissional na ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers). “Quando idealizamos a ExpoVinhos Vitória, nosso propósito sempre foi ir além de reunir grandes rótulos e amantes do vinho. Acreditamos que uma feira como essa também deve ter um compromisso com a sociedade, oferecendo oportunidades de formação e inclusão no mercado de trabalho. Por isso, celebrar 15 anos com a oferta de um curso gratuito para novos sommeliers é motivo de orgulho. Queremos ajudar a transformar vidas, capacitando profissionais e fortalecendo ainda mais a cultura do vinho no Espírito Santo”, diz Zé Olavo Medici, um dos criadores da ExpoVinhos Vitória. 

A 15ª edição da ExpoVinhos Vitória vai além da taça – considerada pela crítica como a melhor feira de vinhos do Brasil, o evento – mais antigo do gênero do País – promete não apenas encantar os amantes do vinho com mais de 60 expositores que vão apresentar mais de 1.200 rótulos de 16 países do Novo e do Velho Mundo, mas também oferecer experiências enriquecedoras de conhecimento neste universo tão vasto. O público poderá participar de duas palestras com nomes de peso no universo do vinho: o renomado enólogo David Baverstock, eleito o “Enólogo do Ano”, e a gerente de marketing da Família Salton, Stella Salton.  A ExpoVinhos Vitória acontece no formato wine tasting, onde o visitante recebe uma taça na entrada e pode ir degustando os rótulos enquanto circula pelo evento. Como de costume, a ExpoVinhos sempre elege o TOP FIVE, concurso que destaca os melhores rótulos nas categorias Velho Mundo (branco e tinto), Novo Mundo (branco e tinto) e Sobremesa. A seleção, feita às cegas antes da feira abrir, fica a cargo de um grupo de enólogos e entendedores do assunto. Os vinhos vencedores ganham um selo, para facilitar a identificação dos frequentadores durante os dois dias de feira. O acesso às palestras já está incluso no ingresso – que pode ser comprado em jacredenciei.com.br/e/expovinhos2025.

“A ExpoVinhos Vitória tornou-se referência não apenas pela variedade e qualidade dos rótulos apresentados, mas também pelo compromisso de conectar pessoas ao universo do vinho através de experiências únicas e conteúdo de alto nível. A cada edição, buscamos inovar na programação e proporcionar momentos enriquecedores para público e expositores. É motivo de orgulho vermos o Espírito Santo sediar um evento reconhecido nacionalmente, promovendo conhecimento, cultura e o prazer do vinho em sua essência”, destaca Zé Olavo Medici, um dos organizadores da ExpoVinhos Vitória.

O presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, que estará presente na ExpoVinhos Vitória para celebrar os 15 anos do evento, destacou o papel estratégico da exposição na movimentação da economia e no fortalecimento da cultura do vinho no estado. Para ele, a feira, além de ser uma experiência sensorial, impulsiona o turismo e gera negócios para diversos segmentos. “A ExpoVinhos já se firmou como uma referência no calendário de eventos do Espírito Santo. É um encontro que movimenta toda uma cadeia produtiva ligada ao comércio, ao turismo e aos serviços. Tenho certeza de que essa edição especial de 15 anos terá um ambiente ainda mais inspirador, repleto de conexões e experiências que marcam o público e fortalecem o mercado”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro. A ExpoVinhos Vitória tem a realização da Fecomércio e Rota Eventos e co-realização do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau.

Com humor, Homem-Lixo volta em campanha da Prefeitura do Recife para conscientização sobre descarte irregular de resíduos – Em um dia comum, ele era apenas mais um cidadão caminhando pelas ruas do Recife, até que o lixo que jogava no chão começou a grudar em seu corpo, transformando-o no Homem-Lixo. Essa é a história que dá início à nova fase da premiada campanha criada pela Ampla para a Prefeitura do Recife. Lançada neste mês, a ação traz dois filmes e aposta mais uma vez no humor e em situações absurdas ao abordar um problema sério: o impacto do descarte irregular de resíduos no sistema de drenagem da cidade. A proposta é provocar identificação, gerar conversas e, principalmente, transformar comportamentos. Além do já conhecido Homem-lixo, traz um novo personagem, o Pinto no Lixo, um grande diferencial na comunicação. A reflexão em torno desta questão é fundamental, pois, até junho de 2025, mais de 22 mil toneladas de lixo já foram removidas dos canais da cidade. Nesse sentido, a comunicação explora criatividade, sensibilidade e humor para provocar reflexão, visando mudança de hábitos que impactam diretamente o sistema de drenagem urbana e a qualidade de vida da população.

A campanha marca o terceiro ano consecutivo do personagem Homem-Lixo nas telas e nas ruas da capital pernambucana. Criado em 2022, se tornou símbolo da luta contra o lixo jogado nas ruas. Em 2025, ele retorna com força total, acompanhado pelo Pinto-no-Lixo, um novo e desastrado personagem. Com o título “A Origem”, o primeiro dos dois filmes da campanha conta como surgiu o personagem que virou marca registrada da educação ambiental no Recife, com linguagem cinematográfica e sensível. Em um flashback, o público descobre como surgiu o Homem-Lixo. Ele narra sua transformação e convida o público a imaginar: “e se isso acontecesse com você?”. O filme mostra ainda outras pessoas representando diferentes tipos de lixo (orgânico, eletrônico, cosmético etc.), além de cenas reais de limpeza urbana. A mensagem reforçada é de que parte do lixo que jogamos na rua volta para nós e, muitas vezes, em forma de alagamento, entupimento ou doença. Já o segundo filme apresenta o Pinto-no-Lixo, uma ave sem noção que se diverte entre entulhos e resíduos descartados em local indevido.

Filme origem

O Homem-Lixo, indignado, encara o papel de “agente da ordem”, lembrando o público de que, apesar da atuação da Prefeitura, a responsabilidade também é de cada cidadão. “O personagem Homem-Lixo nasceu em 2022 e, desde então, é protagonista em campanhas de conscientização sobre o descarte irregular de resíduos. Em 2024, foi premiado por sua criatividade e impacto social no Prêmio Profissionais do Ano (PPA). Nessa ação, ele volta mais forte, com narrativas que se conectam à população e mantêm viva discussões sobre cidadania, responsabilidade coletiva e respeito ao espaço urbano”, conta Amanda Cardoso, coordenadora de Negócios da Ampla. Além dos dois filmes, a estratégia abrange conteúdos exclusivos para redes sociais, OOH, peças de backbus, revista e presença em portais de notícias. Por meio de linguagem acessível e personagens marcantes, busca dialogar com diferentes públicos, apostando na força de humor, surpresa e informação para incentivar atitudes mais conscientes.

Filme Pinto no lixo

FICHA TÉCNICA
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Prefeitura do Recife

CRIAÇÃO
Direção de Criação: Manuel Cavalcanti
Head de Criação: Lenivaldo Leni e Thiago Pitt
Criação: Betinho Montenegro e Alcides Bandeira 

ATENDIMENTO
Diretora de Atendimento: Juliana Queiroz 
Coordenadora de Negócios: Amanda Cardoso

PRODUÇÃO
Produção/RTVC: Priscila Ribeiro
Produção Gráfica: Mônica Santos

MÍDIA
Diretora de Mídia e Dados: Débora Beltrão
Head de Mídia de Dados: João Barbosa
Coordenadora de Mídia off: Bárbara Sales
Coordenador de Mídia digital: Fernanda Reis 
Analistas de Mídia: Nathália Souza e Felipe Silva 
OPEC Mídia: Michelle Menezes

PRODUTORA DE ÁUDIO
Produtora: Muzak
Produtor musical: Ed Staudinger 
Edição de som: João Figueiroa
Finalização: Breno Britto
Atendimento: André Soares
Produção: Joana Saint’Anna

PRODUTORA DE VÍDEO
Produtora: Urso Filmes
Direção: Gus Arruda
Edição: André Farkatt
Produção: Alcir Lacerda Filho
Atendimento: Dani Vieira

APROVAÇÃO
Danielle Lima, Ana Braga, Igor Gazatti e Flávia Lemos

Agência brasileira conquista dois prêmios no Hashtag Sports Awards, em Nova York, com campanhas inovadoras para o COB – A agência brasileira End to End, especializada em experiências de marca no esporte, foi duplamente premiada no 7º Hashtag Sports Awards, realizado em Nova York. A empresa venceu nas categorias “Melhor Campanha de Mídia Social” e “Melhor Presença em Plataforma (Não TikTok)”, ambos com cases desenvolvidos em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Considerado um dos maiores reconhecimentos globais do setor, o Hashtag Sports Awards celebra a excelência em engajamento no universo do esporte, mídia e entretenimento. Os vencedores são escolhidos por membros da Engagement Academy of Sports Entertainment, formada por mais de 150 líderes da indústria e especialistas em engajamento de fãs. “Essas conquistas reforçam nosso compromisso com campanhas que entregam relevância, desempenho e conexão real com as pessoas. O esporte tem um poder único de mobilizar, e estamos felizes em contribuir com projetos que ampliam a visibilidade dos nossos atletas e inspiram uma torcida cada vez mais engajada”, destaca Reginaldo Diniz, CEO da End to End.

Campanha “Torcida de Ouro” – Com o objetivo ambicioso de tornar o @timebrasil, perfil oficial do COB no Instagram, o mais seguido entre os comitês olímpicos do mundo, a campanha “Torcida de Ouro” mobilizou uma rede de influenciadores, atletas e ex-atletas para marcar a contagem regressiva de 10 dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A estratégia teve início em 16 de agosto e rapidamente atraiu atenção nas redes sociais e na imprensa. O resultado foi expressivo: +1,2 bilhão de retorno, +78 milhões de interações e +2,5 milhões de novos seguidores. A meta foi alcançada e superada: com 2,8 milhões de seguidores, o perfil do Time Brasil ultrapassou o do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, o @teamusa, que tem 2,3 milhões. “Nossa missão era ambiciosa, mas sabíamos do potencial das redes no Brasil e da paixão do brasileiro pelos Jogos. Conectar isso de forma criativa foi o que fez a diferença”, afirma Bruno Brum, CMO da End to End.

Campanha “Fale com o ADM” – Já a categoria “Melhor Presença em Plataforma (Não TikTok)” foi conquistada pela ação “Fale com o ADM”, que deu uma nova vida à conta do COB no X, antigo Twitter, durante os Jogos Olímpicos. A estratégia consiste em personificar a marca através do personagem “ADM”, criando uma linguagem informal, divertida e conectada com a cultura pop e os memes que movimentam a rede. A cobertura dos Jogos abandonou a formalidade típica dos comitês olímpicos para adotar uma abordagem leve e engajadora, celebrando vitórias, acolhendo derrotas e promovendo conversas reais com os torcedores. O resultado foi igualmente marcante: +139 mil novos seguidores, +335 milhões de RH, +21,9 milhões de interações e +11 milhões de visualizações em vídeos. “O personagem ADM virou a voz dos fãs no canal oficial do Time Brasil. Foi uma maneira inteligente e afetiva de fazer com que o público se sentisse parte da jornada olímpica”, completa Bruno Brum.

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