
Policiais e bombeiros da Bahia realizam, nesta quarta-feira (2), o cortejo “Marcha pela Valorização” durante as comemorações do 2 de Julho, data que celebra a Independência da Bahia. Eles cobram o cumprimento de direitos garantidos em lei e reforçam que o Estado deve assegurar a valorização do serviço técnico, humano e eficiente da segurança pública para a população. A marcha teve início às 7 horas, no Largo da Soledade, seguindo até o Pelourinho, em Salvador.
A chamada “Marcha pela Valorização”, organizada pela Federação dos Militares Estaduais da Bahia (FEMEB), destaca duas reivindicações principais: a promoção por requerimento e o escalonamento vertical. Ambas estão previstas na Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros (Lei 14.751/2023).
O Major PM Igor Rocha, presidente da Associação Força Invicta, destacou que o ato é realizado de forma pacífica, ordeira e institucional. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele ressaltou que, como associação, é preciso cuidar daqueles que cuidam da sociedade.
“Estamos aqui defendendo esse pleito. A lei foi aprovada no final de 2023 e, de lá para cá, a gente vem lutando pelo cumprimento. A lei visa uniformizar as polícias em todo o Brasil, trazendo segurança jurídica e assegurando os direitos trabalhistas. Tivemos algumas negociações no início deste ano e estamos cobrando que as negociações ocorram”, afirmou.
O major destacou dois pontos da pauta de reivindicação: o fluxo de carreira e o escalonamento vertical. Ele ressaltou que o objetivo do movimento é sensibilizar o governo, uma vez que muitos militares estão desmotivados.
“Temos, na Bahia, um problema sério em relação ao fluxo de carreira. Os militares, às vezes, demoram 10, 20 anos para serem promovidos. A promoção requerida vem reduzir esse problema, pois é um direito do trabalhador. Com relação ao escalonamento vertical, ele prevê que deve haver uma proporcionalidade entre o salário do soldado e o do coronel. Não é aceitável que essa proporcionalidade não exista e que o governo conceda reajustes conforme a conveniência”, afirmou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.