Microsoft demite 9 mil funcionários e promove nova reestruturação na divisão de games

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 2, mais uma rodada de demissões afetando cerca de 9.100 funcionários — o equivalente a aproximadamente 4% de sua força de trabalho global. Segundo comunicado oficial e reportagens do Seattle Times e da Bloomberg, a medida impacta duramente a divisão de jogos da companhia, a Microsoft Gaming, incluindo estúdios como King, Zenimax e Activision Blizzard, adquiridos recentemente pela empresa.

As demissões ocorrem em meio a uma ampla reestruturação interna que visa priorizar áreas estratégicas de crescimento, ao mesmo tempo em que elimina camadas intermediárias de gestão para aumentar a agilidade e a eficiência operacional.

“Para posicionar a Gaming para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas de crescimento estratégico, encerraremos ou diminuiremos o trabalho em certas áreas do negócio e seguiremos o exemplo da Microsoft na remoção de camadas de gerenciamento”, afirmou Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, em um memorando enviado aos funcionários nesta manhã.

Cortes atingem estúdios recém-adquiridos

A divisão King, responsável por franquias de sucesso como Candy Crush e adquirida como parte da compra da Activision Blizzard, cortará cerca de 10% de sua equipe — aproximadamente 200 funcionários. Estúdios europeus como a Zenimax, responsável por títulos renomados como The Elder Scrolls e Fallout, também confirmaram cortes, embora os números exatos não tenham sido divulgados.

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A nova onda de desligamentos representa mais um capítulo de um ciclo contínuo de ajustes promovidos pela Microsoft desde o início de 2024. Em janeiro, 1.900 postos de trabalho foram eliminados nas divisões do Xbox e Activision Blizzard. Em maio, houve o fechamento de estúdios de jogos, e em junho a empresa anunciou 1.000 demissões nas equipes de HoloLens e Azure. Ainda em setembro do ano passado, outros 650 profissionais foram dispensados como parte da integração com a Activision.

Estratégia

Em seu comunicado, Spencer destacou que, embora os cortes ocorram em um momento de força da plataforma, eles são necessários para garantir a sustentabilidade do negócio nos próximos anos. “Temos mais jogadores, jogos e horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e roteiro de games nunca pareceram tão fortes. Mas precisamos fazer escolhas difíceis agora para manter esse sucesso”, explicou.

Segundo ele, a empresa focará seus investimentos nas oportunidades com maior potencial de crescimento, protegendo iniciativas que já demonstram resultados sólidos. “Essa abordagem focada significa que podemos oferecer jogos e experiências excepcionais para os jogadores por gerações futuras.”

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