Agentes de saúde de Vitória recebem capacitação sobre demência no SUS

Capacitação sobre demência em Vitória
Pesquisadores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz iniciam estudo sobre demência no SUS em Vitória. Foto: PMV/Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros República e Praia do Suá, em Vitória, estão recebendo o projeto Relatório Nacional sobre Demência no SUS (ReNaDe), realizado pelo Ministério da Saúde por meio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entre 30 de junho e 4 de julho.

A equipe, composta pela Médica da Família Paula Carnevale e pelos médicos psiquiatras e psicogeriatras Lucas Martins e Andrew Miguel, será responsável por coletar dados e oferecer 16 horas de capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) locais.

O foco é torná-los facilitadores da Estratégias para Cuidadores em Demência (Escada), uma intervenção desenvolvida por pesquisadores do University College London (UCL), no Reino Unido.

Segundo o psicogeriatra Lucas Martins, a abordagem busca olhar para o cuidador da pessoa com demência, como parte da rotina de tratamento.

“O projeto Escada tem o enfoque na saúde mental do cuidador. Esse é um estudo de viabilidade e não de implementação, por enquanto, mas a nossa ideia é que isso seja aplicado em todo o SUS e em diversos contextos”.

Número de pessoas com demência deve triplicar até 2050

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira acima de 65 anos cresceu 57% entre 2010 e 2022.

Já a demência atinge 1,85 milhão de brasileiros e pode triplicar até 2050, de acordo com o Global Burden of Disease Study (GBD) 2019.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a taxa de subdiagnóstico também é preocupante, sendo que a cada 10 pessoas, apenas duas são diagnosticadas com demência em tempo oportuno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.