Pelo menos oito ex-vereadores que não se reelegeram emplacam cargos na Prefeitura de BH


Quatro ex-parlamentares foram nomeados nesta quarta-feira (2), enquanto outros ocupam cargos há mais tempo. Funções vão de assessoria até secretariado. Fachada da Prefeitura de Belo Horizonte (foto ilustrativa)
Rodrigo Clemente/PBH/Divulgação
Pelo menos oito ex-vereadores de Belo Horizonte que não conseguiram se reeleger em 2024 assumiram cargos comissionados na prefeitura da capital em 2025.
As nomeações mais recentes foram publicadas nesta quarta-feira (2) do Diário Oficial do município e envolvem quatro ex-parlamentares. Eles agora atuam na Secretaria Municipal de Relações Institucionais.
Entre os nomeados neste último grupo estão Miltinho (PDT), que foi vereador de 2021 a 2024, e Preto (União Brasil), que esteve na Câmara Municipal entre 2005 e 2020, e voltou ao Legislativo em 2024 após a cassação dos vereadores eleitos pelo PROS. Ambos agora ocupam o cargo de Assessor Especial na Secretaria Municipal de Relações Institucionais.
Outros dois ex-vereadores assumiram cargos de direção na pasta: Orlei (Cidadania), que exerceu mandato entre 2013 e 2020; e Ramon Bibiano da Casa de Apoio (Republicanos), que foi vereador entre 2021 e 2024.
Em abril, o ex-vereador Rubão (Podemos) assumiu o cargo de Secretário Municipal de Esportes e Lazer, após não obter sucesso nas urnas em 2024. Ele exerceu mandato na Câmara de 2021 a 2024.
Também fazem parte da atual gestão o ex-vereador Marcos Crispim (DC), nomeado em 7 de junho como Coordenador Especial de Vilas e Favelas do Gabinete do Prefeito, e Ciro Pereira (Republicanos), que atuou na Câmara entre 2021 e 2024 e foi nomeado em 5 de junho como Assessor Especial no Gabinete do Prefeito.
Outro ex-parlamentar que ocupou cargo no Executivo municipal é Jorge Santos (Republicanos). Após três mandatos consecutivos entre 2013 e 2024, ele foi nomeado em 22 de fevereiro como assessor na Secretaria Municipal de Governo, função que exerceu até 22 de março. Em abril, ele deixou a PBH passou a atuar como assessor parlamentar na Câmara Municipal.
O g1 procurou a Prefeitura de Belo Horizonte para uma manifestação, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Todos os cargos ocupados são de nomeação política e fazem parte da estrutura comissionada da administração municipal, com funções que envolvem desde articulação institucional até coordenação de políticas públicas.
O vídeo abaixo, de janeiro deste ano, mostra a posse dos vereadores eleitos:
Vereadores tomam posse em Câmara Municipal de BH
Vídeos mais assistidos do g1 MG
[
Adicionar aos favoritos o Link permanente.