É #FAKE vídeo de pessoas vestindo camisetas com a bandeira do Brasil para criticar governo e STF; conteúdo foi criado com IA


Ferramentas de detecção apontaram que o material é sintético; erros típicos desse tipo de material denunciam a fraude. Veja o passo a passo da checagem. É #FAKE videoclipe em que pessoas discursam vestidas com estampas da bandeira do Brasil; conteúdo é IA
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra pessoas vestindo camisetas com a bandeira do Brasil enquanto criticam o governo e o Supremo Tribunal Tribunal Federal (STF), ao qual atribuem ações de censura. É #FAKE.

g1
✅ Como a publicação chegou ao Fato ou Fake?
Leitores enviaram sugestão de checagem pelo nosso WhatsApp: +55 (21) 97305-9827.
🛑 O que diz a publicação falsa?
Publicado no TikTok nesta segunda-feira (30) e também compartilhado com frequência no WhatsApp, o vídeo mostra pessoas vestindo camisetas com a bandeira do Brasil e criticando o governo e o STF. Cada um desses personagens fala um trecho de um texto que diz:
“Estamos a um passo de sermos censurados pelo STF. Em breve, não poderemos reclamar de coisas como o roubo do [Instituto Nacional de Seguridade Social] INSS. Também não vamos poder criticar o presidente, por ele estar ao lado de terroristas. Criticar os novos impostos e taxas criados pelo governo? Nem pensar. […] E criticar, então, o tirano Xandão [ministro Alexandre de Moraes]? Ah, nem pensar, senão você pode ser preso […]”.
“[…] Os simples conteúdos de humor criticando o sistema vão ser proibidos. Democracia, direito de expressão, tudo isso está deixando de existir. Precisamos nos manifestar contra isso enquanto é tempo. Compartilhe esse vídeo ao máximo, antes que você seja censurado. Caso contrário, a ditadura da toga vai te calar”.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
A conta que publicou o vídeo no TikTok se identifica como criadora de vídeos com inteligência artificial (IA) e oferece cursos de como produzir conteúdos desse tipo usando o modelo VEO, do Google. Outros materiais publicados no mesmo perfil são claramente produzidos usando esse recurso.
O Fato ou Fake usou a plataforma InVID para fragmentar o vídeo em vários frames (imagens estáticas).
Em seguida, submeteu essas “fotos” à ferramenta Hive Moderation, que detecta uso de IA. Resultado da análise: probabilidade acima de 95% de as imagens do vídeo viral terem sido geradas dessa forma (veja abaixo).
Ferramenta de detecção Hive Moderation, que apontou probabilidade acima de 95% de estas imagens terem sido geradas com inteligência artificial.
Reprodução
Além disso, uma análise visual mostra distorções características de peças produzidas por IA. Na estampa das camisetas que aparecem no vídeo, por exemplo, a inscrição “Ordem e progresso” aparece representada com símbolos aleatórios.
Detalhe mostra falha típica de inteligência artificial; erro ao gerar palavras da expressão “Ordem e progresso”
Reprodução

É #FAKE videoclipe em que pessoas discursam vestidas com estampas da bandeira do Brasil; conteúdo é IA
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.