A Algar está transformando o atendimento ao cliente corporativo com uma abordagem centrada na eficiência e na multicanalidade. Um dos destaques dessa transformação é a assistente virtual Ana, desenvolvida em parceria com a Logicalis, que desempenha um papel crucial na digitalização do atendimento.
Lançada no ano passado, em um momento em que o mercado ainda demonstrava receio em adotar essa tecnologia, a solução reforça o caráter inovador da Algar e sua liderança no uso de IA.
Disponível 24/7 no WhatsApp, Ana já responde por 63% das interações no segmento corporativo, oferecendo soluções rápidas e práticas. Desde sua implementação, a ferramenta também reduziu em 30% o tempo médio de atendimento, otimizando a experiência do cliente.
“O WhatsApp se tornou o canal preferido dos nossos clientes corporativos devido à sua conveniência e agilidade. Com a Ana, conseguimos entregar uma experiência ainda mais eficiente e personalizada”, afirma Ana Paula Rodrigues, diretora de gente e atendimento da Algar.
Além de agilizar o atendimento, a solução trouxe ganhos expressivos na retenção de demandas: 68% das solicitações são resolvidas diretamente pela Ana, sem a necessidade de encaminhamento para atendimento humano. A iniciativa também gerou uma redução de 75% nos custos operacionais, demonstrando seu impacto estratégico para a empresa.
Esses resultados foram alcançados em um curto período. “Após um MVP (Produto Mínimo Viável) de três meses, a solução foi implementada com uma preocupação especial em garantir a acuracidade, além de incorporar funcionalidades essenciais, como abertura e acompanhamento de chamados, emissão de segunda via de fatura, alteração de dados cadastrais e atendimento bilíngue”, explica Zaima Milazzo, diretora de produtos e tecnologia da Algar.
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Em apenas quatro meses de operação, a Ana já entregou esses ganhos significativos. “É um resultado muito rápido e promissor. Nossa expectativa agora é continuar aperfeiçoando a Ana, com curadorias constantes e novas funcionalidades, para atender ainda melhor nossos clientes”, completa Zaima.
Além do WhatsApp, os clientes corporativos da Algar contam com outros canais de atendimento, como telefone e portal online, que permitem acessar informações e solicitar serviços. Essa estratégia multicanal reflete o compromisso da Algar em oferecer soluções flexíveis e personalizadas, alinhadas às diferentes necessidades de seus clientes.
A Logicalis foi responsável por projetar e implementar a arquitetura tecnológica da solução, garantindo que a Ana fosse capaz de oferecer respostas rápidas e precisas, integrando-se perfeitamente aos sistemas existentes e suportando altos volumes de interações com segurança e eficiência.
“Desde o início, nosso objetivo com a Ana foi cocriar uma solução de IA generativa que não apenas automatizasse processos, mas realmente transformasse a experiência do cliente”, destaca Eduardo Terzariol, diretor de Hybrid Cloud e Data Analytics & IA da Logicalis Brasil.
De acordo com o executivo, os resultados obtidos pela Algar em tão pouco tempo demonstram o poder da tecnologia quando aplicada com estratégia e visão de futuro. “Estamos orgulhosos de contribuir com inovação e inteligência para mais um projeto pioneiro do time de tecnologia da Algar”, salienta Terzariol.
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