Fundada sobre os alicerces da ciência exata e da paixão por dados, a PH3A é hoje uma das empresas mais inovadoras do Brasil no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para cobrança, CRM, qualidade de dados, prevenção à fraude, marketing digital e hiperpersonalização. À frente da companhia está o CEO, Paulo Costa, matemático, cientista da computação e empreendedor com trajetória marcada pela criação de tecnologias disruptivas que ajudaram a moldar o setor de dados e marketing no Brasil.
Paulo Costa começou sua carreira desenvolvendo soluções para marketing direto, como ferramentas de higienização e enriquecimento de dados em um período em que malas diretas e telemarketing eram os principais canais de relacionamento com o cliente. Criou algoritmos que corrigiam CEPs, prefixos de telefone, deduplicação de registros e modelos de score para campanhas, etc.
Essas soluções foram tão bem-sucedidas que, em 2007, sua empresa foi adquirida pela Experian, líder global em serviços de crédito. Poucos meses depois, a multinacional comprou também a Serasa, formando a Serasa Experian. Paulo, então, entrou num período de seis anos e meio de non-compete, durante o qual lançou novas empresas e realizou aquisições, entre elas a GoPoints, uma das plataformas de programas de fidelidade mais robustas da América Latina, usada por empresas como Smiles, Latam, BRB, Cinemark, Gerdau, entre outras. E recentemente foi vencedora da concorrência para operar o programa de loyalty do banco e cartões da Caixa Econômica Federal.
A empresa, além de oferecer seus serviços na nuvem, atua com software house, com 60% do time formado por desenvolvedores, matemáticos, estatísticos e físicos. Possui data center próprio, operações espelhadas em nuvem (Azure e AWS), e um NOC 24×7, tecnologia de disaster recovery, além de atendimento multicanal 24×7.
Também oferece consultoria estratégica para que seus clientes não apenas usem a tecnologia, mas para que construam jornadas eficientes de cobrança, marketing e atendimento com base em dados.
O nascimento da PH3A
A PH3A nasce como resposta às dores reais que Paulo conhecia profundamente. “Não queríamos só entregar tecnologia. Queríamos resolver problemas específicos de mercado com profundidade e inteligência de dados”, conta ele.
Com esse objetivo, a empresa estruturou-se em torno de quatro principais pilares:
Cobrança com inteligência e dados – A PH3A adquiriu uma empresa com 20 anos de experiência em CRM de cobrança e acoplou a esse sistema seu big data proprietário. Com isso, desenvolveu o Collection Score, um algoritmo que identifica quais devedores têm maior propensão a pagar e por qual canal (SMS, WhatsApp, e-mail ou atendimento humano). Isso otimizou radicalmente a efetividade e os custos das operações de cobrança.
Prevenção à fraude sem intervenção humana – Com o crescimento exponencial das fraudes online, a empresa criou a DataFraude, uma solução antifraude totalmente automatizada. “Enquanto outras soluções do mercado ainda dependem de call centers com milhares de operadores, nosso sistema simula e detecta fraudes em tempo real usando big data e IA, sem intervenção humana, reduzindo custos, passivos trabalhistas, aumentando a precisão”, afirma Paulo.
Qualidade e enriquecimento de dados – Reconhecendo que CRMs normalmente armazenam dados básicos de clientes, a PH3A desenvolveu uma das maiores bases de dados do país, cruzando informações de renda, score, veículos, imóveis, protestos, entre outros. Esse enriquecimento permite o desenho de personas altamente qualificadas, fundamentais para campanhas de marketing personalizadas e mais assertivas.
Tag digital proprietária para marketing inteligente – Talvez a inovação mais disruptiva da empresa seja sua tag digital — uma tecnologia similar ao Google Analytics 4, que permite identificar visitantes de sites e e-commerces sem que estejam logados, cruzando seus dados com o big data da empresa para criar estratégias de custom audience com alto índice de conversão.
Essa solução elimina desperdícios com campanhas de mar aberto, retargeting de cookies fora da persona e permite que grandes marcas invistam apenas onde o público realmente está. “Estamos mudando a forma de fazer prospecção no Brasil”, afirma Paulo. A tecnologia já é utilizada por agências, marcas e publishers, como o case da BMW, que consegue identificar potenciais compradores mesmo sem login.
Muitos cases da PH3A foram premiados pela Abemd: Na Cacau Show, a tecnologia ajudou a empresa a expandir de 1.800 para mais de 4.700 lojas, além de estruturar seu programa de fidelidade com mais de 26 milhões de cadastros. Na Revista Oeste, uma publicação voltada a leitores simpatizantes da Direita, reduziu 48% dos custos de mídia e aumentou em 38% as assinaturas, mesmo com as limitações de público-alvo e concorrência com conteúdo gratuito. No setor de cobrança, a Rodobens internalizou sua operação de cobrança com a plataforma da PH3A e acabou criando a GVC Soluções em Cobrança, para oferecer o serviço ao mercado, inclusive para concorrentes.
Segurança
Com certificações ISO 27001 e ISO 27701, homologadas pelo Bureau Veritas, a PH3A garante compliance com a LGPD e o GDPR europeu, essencial para atuar com grandes bancos e varejistas.
Na prevenção à fraude, o case da Sky destaca-se pela substituição de grandes birôs por uma solução 100% proprietária, baseada na validação inteligente de atributos (CPF, endereço, e-mail e telefone), evitando que vítimas sejam penalizadas por fraudes cometidas com seus dados.