Neste fim de semana, o Distrito Federal celebra a rica diversidade da cultura popular brasileira com uma programação gratuita e acessível para todos os gostos. De 4 a 6 de julho, a cidade se enche de forró, cordel, capoeira e outras manifestações culturais que trazem energia, ritmo e tradição para as praças e espaços públicos.
Sábado (5), a Praça do Cebolão no Setor Bancário Sul, é o local ideal para quem deseja celebrar a cultura nordestina, com o Sarau do Cebolão, que traz forró, cordel e cangaço, além da apresentação de Andrea Aiko & Trio, Cangaceiros do Cerrado e o cordel de Arnaldo Júlio Barbosa a partir das 18h.
Já em Samambaia, o São Joãozinho do Rosa Branca convida a todos para uma festa junina cheia de tradições, com Mamulengo Querenutem e o Forró Raiz de Macauba. É a chance de se aquecer nas fogueiras e se divertir com a família e amigos, a partir das 17h.
No domingo (6), o Gama será palco do 4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira, um evento vibrante que promete rodas de capoeira, maculelê, coco de zambê e a Dança do Fogo. O evento começa às 14h30, trazendo a energia da cultura afro-brasileira para as ruas da cidade.
Prepare-se para vivenciar muita dança, música e poesia, com eventos pensados para toda a família, celebrando a arte de forma inclusiva e colaborativa. De festas juninas a encontros de capoeira, essa é a oportunidade de mergulhar nas raízes culturais que marcam a identidade da cidade.
Distrito Junino 2025

O Distrito Junino 2025 tem início oficial nesta sexta-feira (4), com festas simultâneas em Brazlândia e Riacho Fundo II, marcando a estreia de um dos maiores projetos culturais já realizados no Distrito Federal. Com entrada gratuita, as celebrações seguem até domingo (6/07), reunindo quadrilhas juninas, trios de forró, bandas regionais e programação para toda a comunidade, a partir das 18h.
Realizado como política pública estruturante pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o Distrito Junino propõe um circuito festivo que percorre diversas regiões administrativas até o fim de agosto, valorizando a cultura popular, a identidade local e o sentimento de pertencimento. Em sua primeira etapa, o evento será realizado em frente ao Restaurante Comunitário da Vila São José, em Brazlândia (Grupo A), e ao lado da Feira Permanente do Riacho Fundo II (Grupo B). A festa que teve forte adesão popular logo no início reforça o papel da cultura como um bem coletivo e de transformação social.
Serviço
Datas: 4, 5 e 6 de julho de 2025 (sexta a domingo)
Horário: abertura dos portões às 18h
Brazlândia (Grupo A)
Local: Em frente ao Restaurante Comunitário – Vila São José
Riacho Fundo II (Grupo B)
Local: Ao lado da Feira Permanente do Riacho Fundo II
Programação: Apresentações de quadrilhas juninas, shows e atrações culturais, trios de forró e bandas regionais
Entrada: Gratuita e livre para todos os públicos
Mais informações: @distritojunino2025 ; @sececdf; @orgulhodesernordestino_df
Lançamento do livro THANK YOU EXU
Também na sexta-feira (5), às 19h, a Casa Comum, na CLN 205, Bloco B, na Asa Norte, recebe o lançamento do livro THANK YOU EXU, do escritor e poeta Nelson Maca. O evento contará com recital, performance, impressões de leitura e sessão de autógrafos, com participações especiais de GOG, Lydia Garcia e Meimei Bastos.
O lançamento de THANK YOU EXU integra a programação cultural da Casa Comum, espaço dedicado à promoção das artes e à valorização da cultura contemporânea em Brasília. A obra de Nelson Maca dialoga com temas ligados à ancestralidade, espiritualidade e resistência, reforçando a importância da literatura como instrumento de expressão e fortalecimento das identidades culturais.
35º Festival Artístico Cultural da Ludocriarte
A Associação Ludocriarte realiza, neste sábado (5), das 19h às 22h, o 35º Festival Artístico Cultural em São Sebastião (DF), com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla. O evento marca os 20 anos da instituição e promete encantar o público com apresentações culturais, músicas, cortejo e atividades voltadas à valorização das infâncias.
Fruto das oficinas de teatro, brincadeiras, música e artes visuais do projeto “Caminhos do Brincar”, o festival é uma das principais ações da Ludocriarte, que há duas décadas promove o acesso à arte e à cultura na periferia do Distrito Federal. A celebração destaca a importância do brincar como ferramenta educativa e expressão cultural, reunindo a comunidade em uma noite de alegria e diversidade artística.
Sarau do Cebolão
O Sarau do Cebolão, tradicional evento que celebra a cultura popular nordestina, promete agitar a Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, nesta sexta-feira (4), a partir das 18h. Com entrada gratuita, o sarau traz uma noite repleta de forró, cordel e cangaço, celebrando as raízes e os ritmos do Nordeste de forma autêntica.
No palco, Andrea Aiko & Trio apresentam o melhor do forró, enquanto os Cangaceiros do Cerrado trazem a energia do cangaço para o público. O evento ainda conta com a presença do poeta Arnaldo Júlio Barbosa, que vai encantar com seus versos rimados de cordel. Prepare-se para uma noite de alegria, música e poesia.
Cenas Brasileiras: O Modernismo Brasileiro em Perspectiva

A exposição “Cenas Brasileiras: O Modernismo Brasileiro em Perspectiva”, que abre as portas da Galeria Marcantonio Vilaça no TCU, oferece entrada gratuita e poderá ser visitada nesta sexta-feira (4) e sábado (5). A mostra reúne 55 obras de artistas consagrados, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Candido Portinari, e é uma oportunidade única para explorar a diversidade do modernismo no Brasil.
Organizada pelo Centro Cultural TCU, a mostra está dividida em quatro núcleos: Paisagem, Mai Urbano, Corpo e Modernismos. Um dos destaques é a instalação “Carrossel Raisonné”, com mais de 8 horas de projeção das obras de Portinari. A exposição oferece uma visão profunda sobre como o modernismo brasileiro refletiu as transformações sociais, culturais e urbanas do país.
Saudade fotografada
O espetáculo “Saudade Fotografada”, inspirado nas obras de Mário Quintana e Clarice Lispector, será apresentado entre os dias 4 e 6 de julho de 2025, no Espaço PÉ DiReitO, em Brasília. Com direção e coreografia de Jana Marques, a peça propõe uma reflexão poética sobre o tempo, a memória e os reencontros. As sessões ocorrerão às 17h e 19h, com ingressos a R$ 20 (inteira). A apresentação também contará com recursos de audiodescrição e intérprete de Libras.
“Saudade Fotografada” integra o projeto Roule Brasil, uma iniciativa de intercâmbio artístico entre Brasil e França, com foco na inclusão através da dança. Dirigido por Wesley Messias e Stefanie Chopard, o projeto envolve uma colaboração entre os coreógrafos Wesley Messias, Jana Marques e Caroline Le Noane (Cie Le Huit – França). A proposta do projeto é fortalecer a pluralidade, a representatividade e a acessibilidade na arte, dando protagonismo a artistas com deficiência e promovendo uma criação artística mais democrática e inclusiva. A atuação do Roule Brasilreafirma a arte como um espaço de múltiplas narrativas e corpos.
Banda Black Rio – DF Instrumental FEST 2025

A icônica Banda Black Rio será a atração principal do DF Instrumental FEST 2025, que acontece neste sábado (5), no Sesc Taguatinga Sul, em Brasília. Gratuito e com ingressos disponíveis via Sympla, o festival celebra a música instrumental brasileira com shows de artistas locais e nacionais, em destaque para a apresentação histórica do grupo carioca, que comemora 50 anos de carreira.
Em sua terceira edição, o DF Instrumental FEST se consolida como um importante espaço de valorização da música instrumental e da cultura periférica do Distrito Federal. Com início marcado para as 6h06 da manhã, a programação inclui nomes como Satanique Samba Trio, Real Gang, Ventoinha de Canudo, Iara Gomes, Débora Zimmer e Ava Rocha. O evento, patrocinado pela Neoenergia Brasília por meio da Lei de Incentivo à Cultura do DF, visa democratizar o acesso à arte, formar novas plateias e fortalecer a rede de agentes culturais da região.
Além de celebrar a diversidade sonora, o DF Instrumental FEST 2025 reforça seu compromisso com a inclusão ao investir em acessibilidade de forma ampla e inovadora. O evento contará com recursos como dispositivos auditivos de condução óssea, espaço de som imersivo 5.1 para pessoas com deficiência visual, mesas táteis que permitem sentir a vibração do som, intérpretes de Libras, sinalização acessível, área reservada com boa visibilidade, banheiros adaptados e monitores especializados. Também será oferecido transporte gratuito com acompanhamento acessível, partindo de dois pontos do DF até o Sesc Taguatinga Sul, mediante inscrição prévia. A proposta é garantir uma experiência cultural plena, acolhedora e democrática para todas as pessoas.
Van Praça do Relógio
- 17h Chegada van na Praça do Relógio
- 17h20 Saída pro SESC Taguatinga Sul
- 21h00 Chegada van no SESC Taguatinga Sul
- 21h15 Retorno pra Praça do Relógio
Van Conic
- 17h Chegada van no CONIC
- 17h20 Saída pro SESC Taguatinga Sul
- 21h00 Chegada van no SESC Taguatinga Sul
- 21h15 Retorno van pro CONIC
Programação
- 18h06 – Satanique Samba Trio
- 18h23 – Real Gang
- 18h59 – Banda Black Rio
- 19h53 – Ventoinha de Canudo
- 20h05 – Iara Gomes
- 20h27 – Ventoinha de Canudo
- 20h41 – Débora Zimmer
- 21h03 – Ventoinha de Canudo
- 21h19 – Ava Rocha
Serviço
Data: 5 de julho
Local: Sesc Taguatinga Sul
Horário: 18h06 – pontualmente
Entrada franca
Ingressos disponíveis em plataforma
São Joãozinho do Rosa
O São Joãozinho do Rosa Branca em Samambaia promete agitar a comunidade neste sábado (5), às 17h, com muita diversão e tradição. O evento conta com o Mamulengo Querenutem, dança ao som do Forró Raiz de Macauba, além das tradicionais fogueiras e barraquinhas do terreiro. A entrada é gratuita e aberta para todos, convidando a todos a celebrar a alegria e a cultura popular. Organizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, traz o melhor da festa de São João para Samambaia, com danças típicas e a diversão do Mamulengo.
Festival Brinca +

O Festival Brinca +, que acontece de 5 a 27 de julho, promete animar as férias da família com uma programação gratuita recheada de teatro, música, oficinas criativas e atividades para bebês. A iniciativa da @brasil.shell, com o objetivo de promover a ciência e a tecnologia de forma divertida e acessível, oferece uma variedade de atrações para todas as idades. A abertura do evento contará com a Fuá de Seu Estrelo, que apresenta dois espetáculos: “Orquestra Alada”no sábado (5 de julho) e “Sambada” no domingo (6 de julho), sempre às 18h. As atividades acontecem no SESI LAB e a entrada é gratuita.
Zezinho e o livro mágico

O espetáculo “Zezinho e o Livro Mágico”, do Grupo Caras, chega a Vicente Pires, na Chácara 54, ao lado da Feira do Produtor, nos dias 05 e 06 de julho. A peça será apresentada de forma gratuita e acessível a todos, com início às 17h30. A montagem, dirigida por Arthur Matos e com dramaturgia de Elmo Férrer, explora de maneira poética a infância de Zezinho, uma criança que precisa equilibrar o sonho e a responsabilidade de trabalhar para ajudar a família.
4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira
O 4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira acontece no domingo (6), às 14h30, na praça ao lado do CED06, no Gama. Com entrada livre e programação gratuita, o evento promete muita energia e cultura, com teatro infantil, rodas de capoeira angola, coco de zambê, maculelê, puxada de rede e a Dança do Fogo, sob o comando do Bando Matilha Capoeira e outros grupos convidados. A programação é aberta a todos e convida o público a compartilhar a energia e o ritmo da cultura popular. É uma verdadeira celebração da capoeira angola e das manifestações culturais afro-brasileiras, reunindo diversas atividades que destacam a energia e a ancestralidade dos povos.
Bloco do Distrito Drag – parada LGBT+

O Distrito Drag realiza também neste domingo (6), a partir das 14h, o Ensaio do Bloco das Montadas dentro da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília. A concentração será em frente ao Congresso Nacional e o trajeto segue pela Esplanada dos Ministérios com shows das cantoras MC Carol e Grag Queen, além de DJs e performances de 15 drag queens do Distrito Federal.
O Bloco das Montadas, premiado como o melhor de Brasília, é organizado pelo coletivo Distrito Drag e neste ano integra oficialmente a programação da Parada com apoio do Ministério da Cultura. O evento tem como objetivo celebrar a diversidade e reforçar a luta pelos direitos da população LGBTQIA+, reunindo milhares de pessoas em um dos maiores atos de visibilidade e resistência da capital federal.
Serviço
Ensaio do Bloco das Montadas na Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília7
Domingo, 6 de julho, a partir das 14h
Concentração: Em frente ao Congresso Nacional
Trajeto: Esplanada dos Ministérios
Classificação livre
Outras agendas
Para além da grande programação, os espaços culturais da cidade, também estarão abertos e com programação gratuita. No Museu Nacional segue em cartaz três exposições . “Mirasawa – O que a tempestade não leva”, de Moara Tupinambá, explora memória e ancestralidade até 27 de julho. Já “Que país é este?”, sobre a ditadura militar pelo olhar do cineasta Jorge Bodanzky, segue até 21 de setembro.
Já o planetário abre suas portas gratuitamente para visitação guiada e exposições sobre astronomia, astronautica e cosmologia. E o Jardim Botânico de Brasília oferece entrada gratuita aos domingos, com base no programa “Lazer para Todos” e funciona das 9h às 17h (entrada até 16h30), convidando o público a conhecer seus 5 000 ha de cerrado preservado.
:: Receba notícias do Distrito Federal no seu Whatsapp ::
O post Fim de semana em Brasília será repleto de cultura popular, forró e arte apareceu primeiro em Brasil de Fato.