4 vinhos de Carménère do Chile para você provar neste inverno


Uva tinta produz rótulos de muita personalidade, com aromas e sabores ricos e marcantes. Originária da França, especialmente da região de Bordeaux, a uva Carménère conquistou um espaço especial no coração dos amantes de vinho ao redor do mundo. Após quase desaparecer na Europa, essa variedade encontrou no Chile um lar ideal, onde se tornou uma das estrelas da viticultura local.
O vinho Carménère chileno é conhecido por sua personalidade marcante, que combina aromas intensos, sabores ricos e uma elegância única. É um vinho versátil, capaz de harmonizar com pratos variados, desde carnes grelhadas até receitas mais condimentadas.
O nariz é envolvido por uma profusão de aromas que remetem a frutas negras maduras, como ameixa e cassis, acompanhadas por notas de pimenta, especiarias e toques herbáceos, típicos da pirazina. Na boca, costuma ter bastante corpo, textura sedosa e taninos macios, que proporcionam uma sensação aveludada ao paladar.
Uma das características marcantes do Carménère do Chile é sua capacidade de envelhecimento, que aprimora ainda mais suas nuances e complexidade ao longo do tempo. Quando o vinho envelhece em barris de carvalho, muitas vezes é também possível perceber notas de chocolate, tabaco e um leve toque de baunilha.
Ficou com vontade de experimentar novos Carménère neste inverno? Confira quatro rótulos que combinam perfeitamente com a estação mais fria do ano e com as comidas mais intensas dessa época.
Santa Carolina Gran Reserva Carménère

Divulgação
A safra 2019, disponível no Brasil, recebeu 91 pontos Descorchados. É produzido pela centenária vinícola chilena Santa Carolina. Amadureceu 8 meses em carvalho francês e 6 meses na adega antes do engarrafamento
Apresenta aromas de frutas negras frescas, como ameixas e cerejas, com toques de folhas de tabaco e especiarias. Em boca, é suculento, com taninos finos e macios, e de boa estrutura. Seus vibrantes frutos negros se combinam bem com notas de chocolate amargo e especiarias. No final, persiste uma agradável mineralidade. Acompanha pizza, polenta com carne de panela e cogumelos, e carnes vermelhas com batatas.
El Pacto Acordo n. 2 Carménère

Divulgação
A linha El Pacto foi eleita Linha Revelação pelo Guia Descorchados em 2023. Esse tinto da vinícola Santa Carolina é elaborado no prestigiado terroir de Los Lingues.
Apresenta aromas de frutos negros maduros, com notas herbáceas e picantes. Em boca, é encorpado com taninos redondos e finos. Mostra uma acidez surpreendente e sabores de frutas vermelhas, como cerejas, e preta, como ameixas maduras, com suaves notas de pimentão assado e especiarias, como pimenta e baunilha.
Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. É perfeito com carnes grelhadas, assados com cozimento longo, terrines, quiche Lorraine e queijos envelhecidos.
Tabali Pedregoso Gran Reserva Carménère

Divulgação
Tabali é uma das vinícolas mais renomadas do Chile. Elaborado com vinhas velhas, esse vinho é elegante e complexo, com aromas de especiarias, frutos negros e chocolate. Em boca, taninos macios e equilíbrio entre fruta e madeira.
Amadureceu por 10 meses em barricas de carvalho francês. Ideal para acompanhar carnes assadas e grelhadas, massas ao molho de carne e comida indiana.
Caliterra Tributo Gran Reserva Carménère

Divulgação
A safra 2022, disponível no Brasil, recebeu 93 pontos pelo crítico norte-americano James Suckling. A vinícola Caliterra é famosa pelo respeito dos recursos naturais e o trabalho em harmonia com a natureza.
Caliterra Tributo Gran Reserva Carménère é um vinho tinto do Chile produzido no renomado terroir do Vale de Colchagua. É elegante e possui muitas camadas aromáticas.
Apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, como mirtilos, e leves toques herbais de estragão, louro e sous-bois. Em boca, é fresco e frutado, com taninos macios e presentes.
Amadureceu 12 meses em barrica usada de carvalho e harmoniza à perfeição com carnes vermelhas assadas e grelhadas.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.