
Linhares, no norte do Espírito Santo, abriga o maior conjunto de lagoas da América Latina — são 69 no total, o que representa 84% das lagoas do estado. Em meio a esse potencial hídrico e turístico, os empresários locais Gileno Andrade e Ricardo Elisiário resolveram investir na estruturação de um novo serviço voltado ao lazer, esporte e turismo náutico. Com aporte inicial de R$ 500 mil, a Marina Solare – a primeira do município – será inaugurada em agosto na Lagoa Juparanã, dentro do tradicional Linhares Sport Clube.
Além de guarda e manutenção, projeto oferecerá passeios náuticos na maior lagoa da América Latina
O projeto tem capacidade para abrigar até 100 embarcações, podendo ser ampliado. A marina é a primeira da cidade e nasce com proposta inédita de centralizar serviços para o público náutico — desde a guarda e manutenção de jet ski e lanchas até serviços sob demanda, como transporte, limpeza e abastecimento.
“Recebemos muitos clientes interessados em adquirir lanchas e jet skis, mas que desistem por não ter onde guardar. Com a Marina Solare, resolvemos essa dor e criamos um ambiente estruturado para fomentar todo o setor”, explica Gileno, que já atua há dez anos no segmento por meio da Linhares Náutica, do Grupo Vitacar.
A localização da marina foi um ponto decisivo para o negócio sair do papel após cinco anos de projeto: a construção está sendo realizada dentro de uma área do clube Linhares Sport Clube, tradicional na região – que fica localizado na Lagoa Juparanã, a maior da América Latina.
Além da guarda das embarcações, a marina oferecerá serviços de logística náutica sob demanda, além da realização de eventos esportivos e corporativos. Já estão previstos, por exemplo, encontros de caiaque, passeios náuticos, etapas de competições de jet ski e até almoços e passeios personalizados para grupos de empresas. “Temos um espaço estruturado, com área de convivência, quiosques e restaurante parceiro, pronto para receber eventos fechados e experiências exclusivas”, completa.
Com cerca de 165 km² de espelho d’água distribuídos por suas lagoas, Linhares ainda engatinha no desenvolvimento de projetos estruturados voltados ao turismo náutico. Para os sócios da Marina Solare, o investimento abre um novo ciclo de oportunidades. “Esse é só o começo. Nossa meta é transformar a Marina Solare em um ponto de referência para quem busca lazer, esporte e serviços náuticos no norte do estado”, finaliza Gileno.