Queda do preço do barril do petróleo pode provocar novas reduções nos combustíveis, diz Alexandre Silveira

Alexandre Silveira acrescentou que os preços dos combustíveis estão mais baixos hoje do que em dezembro de 2022. A declaração foi dada durante a Cúpula do Brics. Os preços da gasolina e do diesel podem ter novas quedas nos próximos dias, caso a cotação do petróleo Brent continue em baixa, afirmou nesta segunda-feira (7) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A declaração foi dada durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.
“O que eu disse é que com a queda do Brent, se ela se mantiver como está hoje, há uma real possibilidade de nas próximas semanas a gente ter mais diminuição no preço da gasolina e do diesel. Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente, com essa guerra entre Israel e Irã. A tensão diminuiu. Esperamos que termine.”
Ele acrescentou que os preços dos combustíveis estão mais baixos hoje do que em dezembro de 2022.
“O Ministério de Minas e Energia trabalhou todos esses dois anos e meio de forma muito vigorosa para que a gente tivesse o menor preço de combustível na bomba do consumidor brasileiro. E isso é fato. Nós temos hoje gasolina e diesel mais barato que dezembro de 2022. É importante que se diga isso.”
Silveira citou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a paz global nos fóruns internacionais para promover prosperidade, inclusão, geração de empregos e enfrentar desigualdades nos países do Sul Global.
O ministro disse que o governo tem reforçado as medidas para combater a adulteração de combustíveis e práticas comerciais abusivas no setor.
Segundo ele, tem sido realizadas reuniões frequentes com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Polícia Federal e o Ministério da Justiça para fiscalizar e coibir irregularidades no mercado, especialmente práticas de concentração que estão sob a alçada do Cade.
“O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que na bomba de combustível chegue as reduções feitas pela Petrobras. Nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória, esse é o papel do governo, para que a gente tenha realmente o resultado desse esforço que é feito nas políticas públicas para poder construir justiça tarifária no país.”
📸Clique aqui e siga o perfil do RJ1 no Instagram
✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.