Com o objetivo de fortalecer a educação pública nas regiões onde atua, a Suzano, produtora de celulose e referência em bioprodutos a partir do eucalipto, firmou um termo de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC). A iniciativa faz parte da Estratégia Suzano de Educação e tem como foco jovens de 14 a 24 anos matriculados no ensino fundamental, ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No Maranhão, cerca de 36 mil estudantes dos municípios de Imperatriz, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Estreito, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios serão beneficiados com a nova fase da parceria. Em 2024, nove cidades já haviam sido atendidas, impactando diretamente mais de 58 mil pessoas.
Como parte de seus compromissos com a renovação da vida, a Suzano atua para promover a educação pública de qualidade nos territórios onde está presente, alinhando sua estratégia ao fortalecimento das políticas educacionais e à transformação social. Jaqueline Reis, consultora de desenvolvimento social da empresa, explica: “Acreditamos que a transformação da educação pública exige um esforço coletivo e contínuo. Com a Estratégia Suzano de Educação, buscamos impulsionar trajetórias escolares de sucesso e conectar os jovens a oportunidades de inclusão produtiva. Investir na educação é essencial para romper o ciclo da pobreza e construir um futuro mais justo e igualitário para todos e todas”, afirma.

A secretária de Educação do estado, Jandira Dias, destacou a importância do termo assinado com a companhia. “O termo de colaboração Estratégia Suzano de Educação fortalecerá ainda mais a nossa educação, por meio de projetos e programas que apoiarão a trajetória escolar dos nossos jovens, promovendo a permanência e a conclusão da educação básica, além da inclusão produtiva, com foco no fortalecimento da educação profissional”, conclui.
Lançada em 2020, a Estratégia Suzano de Educação reúne iniciativas voltadas à qualificação da gestão educacional, ao apoio aos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e à promoção de articulação intermunicipal e intersetorial para enfrentar os desafios de aprendizagem e garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.
O novo termo de colaboração assegura a participação ativa da SEDUC nas ações dos ADEs, ampliando a articulação entre os municípios e o estado. A meta é melhorar a transição dos alunos entre os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, favorecendo a conclusão da trajetória escolar de milhares de jovens no Maranhão.
O post Suzano firma parceria com governo do Maranhão para ampliar acesso à educação pública apareceu primeiro em Portal Celulose.