Aposentados madrugam nos Correios para recuperar descontos indevidos do INSS: “Perdi R$ 17 mil”

Agências dos Correios - aposentados - INSS
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O aposentado Valdeir dos Santos, da cidade de Serrinha, disse que perdeu 17 mil reais no golpe do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Debaixo do frio e da chuva na manhã desta segunda-feira (14), ele estava em frente aos Correios, na avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, para tentar resolver o problema. 

Assim como Valdeir, uma longa fila de aposentados se formou em frente aos Correios logo nas primeiras horas da manhã. A maioria buscava informações referentes aos descontos indevidos do INSS, que já atingem mais de 100 mil aposentados e pensionistas. Vale reforçar que desde o dia 30 de maio, os aposentados estão usando as agências dos Correios para consultar os descontos indevidos.

Agências dos Correios - aposentados - INSS
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Valdeir contou que ficou sem receber a aposentadoria por aproximadamente três anos devido ao golpe. Mesmo sendo de Serrinha, ele foi orientado a procurar as agências de Feira de Santana para resolver o problema com o empréstimo que tomaram em seu nome. 

Ele explicou que recebeu uma ligação de uma mulher oferecendo um empréstimo de 17 mil. Segundo Valdeir, ela insistiu mesmo ele afirmando que não queria contratar o valor. A mulher chegou a insistir algumas vezes, retornando as ligações, mas ele afirma que não cedeu às investidas e até cismou com as propostas. 

Agências dos Correios - aposentados - INSS
Valdeir dos Santos | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Ela retornando e eu recusando. Quando eu pensei que não, o dinheiro veio descontado. Ela tinha tirado em um banco e em outro. Eu fui ao INSS, eles puxaram meus dados, aí vimos que ela não tirou em um banco só não. Foi no BMG, no Itaú, como se eu tivesse autorizado o empréstimo”, contou ao Acorda Cidade. 

O aposentado teve que colocar na justiça para conseguir reaver o valor, mas afirma que ainda não conseguiu. Agora, está buscando as agências para tentar reverter a situação. 

Correios segue realizando consultas para os aposentados que caíram na fraude do INSS

Mesmo com os Correios abrindo a partir das 9h, o Acorda Cidade tem registrado enormes filas em frente ao órgão, de aposentados que chegam bem cedo, ainda pela madrugada, para garantir o atendimento. 

Agências dos Correios - aposentados - INSS
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta segunda, a reportagem encontrou Gilvaneide Alves de Oliveira Figueiredo, do bairro Feira IX, tentando resolver o problema pela terceira vez. 

“Sexta-feira, eu estive aqui, 10 para as 5 da manhã, fui a segunda da senha e não resolvi. Mandou eu vir hoje ver se tem alguma coisa. Falaram que não tinha nada ainda pendente. Não sei quanto tiraram, mandaram vir hoje para saber.”

Como tantos outros aposentados, Gilvaneide nem percebeu os descontos na conta. Marilene Argolo também é moradora do Feira IX. Ela saiu de casa às 4h40 da manhã para tentar atendimento. Desde 2019 que ela percebe o desconto na aposentadoria.

“Na primeira vez fui atendida, aí, como eu não tinha, me deram esse papel. Um documento e mandaram voltar hoje para ver o resultado.”

Muita gente aguardava na fila para saber se tinha de fato algo a receber por conta dos descontos ou para consultar quando foi que lhe descontado. 

O ressarcimento de quem tem valores a receber começa no próximo dia 24 de julho. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.