
A agência do Banco Itaú localizada na Avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana, anunciou o fechamento da unidade, após 21 anos de funcionamento. A decisão gerou protestos e preocupação entre bancários, clientes e comerciantes da região.
Segundo informou ao Acorda Cidade, o diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Edmilson Cerqueira, o fechamento da agência, previsto para agosto, trará um efeito dominó, com demissões de bancários, vigilantes e prestadores de serviço. Além disso, clientes terão que se deslocar para outras unidades, muitas vezes distantes, para realizar atendimentos presenciais, o que pode prejudicar o comércio local.
Diante desse cenário, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, juntamente com clientes e aposentados, realizaram um protesto contra o fechamento da agência. Eles apelam às autoridades, como a Câmara de Vereadores, o Ministério Público e as associações comerciais, para que tomem providências e defendam os interesses da população.
Edmilson ressaltou em entrevista ao Acorda Cidade, que o fechamento de agências bancárias prejudica o desenvolvimento da cidade, gera desemprego e dificulta o acesso aos serviços financeiros para a população. Os bancários cobram dos bancos mais responsabilidade social e respeito às leis e aos clientes.
Eritan Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, destacou as dificuldades que o fechamento impõe aos clientes, especialmente os idosos e pessoas com menor familiaridade com tecnologias bancárias. “Nem todos têm habilidade para usar o aplicativo ou o Internet Banking. Os que mais precisam de atendimento presencial, como os idosos, serão os mais prejudicados”, alertou.
Segundo Edmilson Cerqueira, a agência também tem sido acusada de desrespeitar as leis, como a lei dos 15 minutos para atendimento, e de discriminar clientes, priorizando aqueles com maior poder aquisitivo.
A agência possui cerca de 18 mil clientes e realiza cerca de 50 mil procedimentos bancários por mês.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.