
A Secretaria Estadual de Educação (Sec) está ofertando cursos técnicos profissionalizantes para alunos da rede estadual da Bahia. Em Feira de Santana, no Colégio Estadual Governador Luís Viana Filho, estão sendo realizadas as matrículas para cursos através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Nesta modalidade o jovem adulto, maior de 18 anos, que tenha concluído o Ensino Fundamental 2, poderá realizar curso na área de Administração ou de Informática.
Em entrevista ao Acorda Cidade o professor Eduardo Brito, diretor do colégio, explica que a iniciativa é fruto da compreensão de que o jovem adulto precisa de uma formação técnica para garantir o primeiro emprego.

“O Estado da Bahia já vem há alguns anos entendendo a importância desse jovem chegar ao mundo do trabalho, de dar uma formação para eles, consistente. Então, diante disso, vem se ofertando cursos técnicos nas escolas estaduais, que é uma modalidade de ensino.”
A oferta de cursos começou no Colégio Luís Viana neste ano, e para o segundo semestre novas turmas foram abertas.
“Nós começamos o ano de 2025 com uma turma de Proeja em Logística. E agora nós estamos ofertando duas novas turmas de Proeja, que é Administração e Informática. O estudante vai estar preparado para trabalhar nessas duas áreas”, pontuou Eduardo brito.
Os interessados devem comparecer no Colégio Estadual, que fica localizado na Rua Dois, S/N, bairro Cidade Nova, para realizar a matrícula até o dia 18 de julho, levando a documentação necessária.
As aulas dos cursos devem começar no dia 23 de julho. Eduardo explica também que dessa vez foram abertas 35 vagas por turma, mas a depender da procura esse número pode mudar.
“Pretendemos iniciar as aulas no final deste mês. Nós estamos com uma turma de cada curso com um total de 35 vagas. Se de repente a procura for muito grande, a gente pode dialogar com a SEC e de repente atender essa demanda.”
O diretor do Colégio declarou que o curso surge como oportunidade para a crescente necessidade de mão de obra qualificada em Feira de Santana e região.
“O Luiz Viana tem esse objetivo junto com a política de educação profissional da Bahia, que é preparar esses jovens, preparar esses adultos, dar uma formação sólida para eles chegarem nesses lugares de forma diferenciada.”
A reportagem do Acorda Cidade conversou também com Monique Gonçalves, Diretora de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização dentro da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Ela esclarece que a secretaria de Educação tem três formas de oferecer educação profissional e tecnológica nas redes estaduais.
“Nós temos a forma integrada ao Ensino Médio, que é ofertada para alunos que concluíram o Fundamental 2, então eles já fazem o ensino médio integrado a um curso profissional. Temos o Proeja, que é esse que está sendo ofertado aqui, para alunos acima de 18 anos com o Fundamental 2 completo ou o Ensino Médio incompleto. E temos também o PROSUB, que são os cursos oferecidos para aquelas pessoas que já concluiram o Ensino Médio e desejam ter uma formação técnica mais específica.”
Monique explica que o oferecimento dos cursos atende à uma política de expansão da educação profissional e tecnológica que foi determinada pelo governo. Segundo ela, o projeto está sendo expandido para que outras unidades estaduais de Feira de Santana também possam oferecer as formações.
“Nós estamos colocando em toda a Bahia nos 417 municípios a expansão da educação profissional e tecnológica. Esse curso tem duração de cinco semestres e o início das aulas é dia 23 de julho.”
Sobre o pós curso, Monique acrescentou que para auxiliar no ingresso do estudante no mercado existem programas governamentais. “Nós temos alguns programas, como o Bahia Aprendiz, onde os meninos podem participar do programa Primeiro Emprego.”
Ela finaliza afirmando que esse é um apoio, que gera acesso a oportunidades.
“Após a conclusão, os nossos alunos estão preparados como cidadãos, não só a parte técnica, mas como um cidadão consciente, humano, para ingressar no mundo do trabalho. É uma realização muito grande da Secretaria da Educação, oportunizando esses estudantes, de forma que todos, até mesmo naquele município menor, mais carente, mais humilde, tenha acesso às mesmas oportunidades que aqueles dos municípios maiores.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.