
Receber um loft pronto, totalmente automatizado e instalado na porta de casa deixou de ser apenas uma ideia futurista. Um visitante da feira da construção civil do Espírito Santo (ES Construção Brasil), adquiriu um modelo em exposição.
De acordo com a organização da feira, ele levou para casa a solução modular fabricada pela empresa Locares, um dos destaques da segunda edição do evento, que termina nesta sexta-feira (18), no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Com 24 m² de área interna, o imóvel inclui suíte, cozinha, sala e banheiro, além de varanda. Depois que comprar a casa, o comprador a recebe pronta para uso, com instalações elétricas e hidráulicas. Além disso, ele pode automatizar a residência com sistemas de som, TV e iluminação.
O projeto leva a assinatura do arquiteto Heliomar Venâncio, que destaca a praticidade e a sustentabilidade da construção modular.
De acordo com ele, é possível construir um loft em até 15 dias e entregá-lo diretamente ao cliente. Durante a feira, o cliente comprou o modelo por R$ 200 mil.
Tecnologia e sustentabilidade
Com o tema “Inovação e sustentabilidade: construindo o futuro das cidades”, a feira de construção apresentou soluções sustentáveis, rápidas e tecnológicas, tais como:

- Areia sustentável, feita a partir de resíduos do processamento de minério, apresentada pela Eco Tech Supply. O produto tem certificação EPD e pode ser usado na produção de concreto, pré-moldados e argamassa.
- Chalé modular, montado ao vivo durante a feira pelo Grupo bioModular. A estrutura de 20 m² incluía varanda, lago biológico e automação completa. O chalé foi construído em apenas três dias e demonstrou o potencial da arquitetura modular em tempo recorde.
- Casa tecnológica de alto padrão, construída pela Isocil sem o uso de alvenaria. A edificação utilizou painéis Monolev, compostos por EPS e malhas de aço, aplicáveis em diversos tipos de obras, desde residências até anfiteatros.

“A construção de um módulo é feita dentro de uma fábrica independente de intempéries, com toda tecnologia necessária. Usamos painéis pré-fabricados e a produção é padronizada em escala. Dependendo do projeto, podemos levar 12 dias na produção de uma unidade. A experiência de construir um chalé em três dias é inédita para nós. Walace Sartori, sócio-diretor do grupo bioModular.
Sobre a feira de construção
A ES Construção Brasil reuniu 150 expositores e promoveu debates sobre tecnologia, sustentabilidade e práticas ESG. O evento teve realização do Sinduscon-ES, com organização da Vozes e correalização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE).