Semana da Diversidade tem ampla programação voltada ao respeito à comunidade LGBTQIAPN+ em Presidente Prudente


Semana da Diversidade tem início nesta segunda-feira (21)
Claudia Miyuki Koga Sugui
Com programação voltada à valorização, ao enfrentamento do preconceito e à promoção do respeito em todas as suas formas à comunidade LGBTQIAPN+, a Semana da Diversidade realiza atividades dedicadas aos direitos humanos, à cidadania e à reverência à diversidade sexual e de gênero, em Presidente Prudente (SP), a partir desta segunda-feira (21). O cronograma se estende até o próximo domingo (27).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Neste ano, a parada tem como tema “Inclusão, Equidade, Respeito e Diversidade: Somos assim e assim seremos!”. Segundo a organização, desta forma, o evento “reafirma o compromisso da comunidade LGBT+ e aliados na defesa da democracia, da vida e do enfrentamento à LGBTfobia, ao racismo e a todas as formas de exclusão”.
A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura e conta com investimento de aproximadamente R$ 40 mil, por meio do Fundo Municipal de Cultura.
O evento contará com a contratação de apresentações de mais de 20 atrações artísticas, trio elétrico, sonorização, iluminação e palco. Além de praça de alimentação.
A programação é composta por rodas de conversa sobre direitos humanos, oficinas, apresentações artísticas, ações de saúde e espaços de diálogo sobre identidade de gênero, sexualidade e cidadania.
Semana da Diversidade tem início nesta segunda-feira (21)
Claudia Miyuki Koga Sugui
‘Viver com dignidade’
De acordo com o organizador Charles Francisco de França, a Semana da Diversidade é extremamente importante, “porque é um momento de visibilidade, de afirmação das nossas existências e também de fortalecimento coletivo”.
“É quando podemos celebrar quem somos, mas também debater, denunciar as violências que ainda enfrentamos e construir estratégias de resistência. É um espaço nosso, onde nos sentimos acolhidos e respeitados”, destacou ao g1.
França ainda ressaltou a importância de realizar eventos voltados ao público LGBTQIAPN+.
“Ainda vivemos numa sociedade que nos marginaliza. Eventos como esse são espaços de acolhimento, de pertencimento e de empoderamento. São também uma forma de dizer que nossas vidas importam, que temos direito à existência plena e à dignidade. Não estamos pedindo privilégios, estamos lutando por igualdade e respeito”, salientou ao g1.
“Esses eventos ajudam a quebrar preconceitos e abrir diálogos importantes com a sociedade. Quando estamos na rua, mostrando nossa cultura, nossa história e nossas lutas, estamos também contribuindo para uma sociedade mais justa, mais democrática e menos violenta. É sobre educar, sensibilizar e construir pontes”, complementou.
Semana da Diversidade tem início nesta segunda-feira (21)
Claudia Miyuki Koga Sugui
Para o organizador, a parada também é considera um ato político.
“É quando ocupamos as ruas para dizer que existimos, que resistimos e que exigimos políticas públicas que contemplem nossas realidades. Não é só sobre festa — é sobre saúde, educação, segurança, trabalho e cidadania. Cada passo dado na parada é também uma reivindicação por um país mais inclusivo”, afirmou ao g1.
Além disso, França destacou que o retorno à sociedade é imenso, uma vez que, “além do impacto econômico, cultural e turístico, esses eventos promovem convivência, aprendizado e respeito”.
“Uma sociedade que acolhe suas diversidades é mais forte, mais segura e mais saudável para todo mundo. Não perdemos nada ao respeitar o outro — ao contrário, todos ganhamos”, destacou.
França também reforçou que a luta por diversidade e inclusão é uma luta por humanidade.
“Ainda enfrentamos muitas dificuldades, inclusive para realizar eventos como esse. Por isso, é fundamental que o poder público, a sociedade civil e as empresas estejam ao nosso lado. A Semana da Diversidade e a Parada são construídas com muito amor, mas também com muito esforço. A gente não quer só sobreviver — a gente quer viver com dignidade”, finalizou ao g1.
Semana da Diversidade tem início nesta segunda-feira (21)
Claudia Miyuki Koga Sugui
Veja abaixo a programação completa:
Segunda-feira (21)
16h30: Abertura oficial no Paço Municipal, que é a sede da Prefeitura, com a presença de autoridades, comissão organizadora, patrocinadores e apoiadores.
Terça-feira (22)
19h: Workshop “Gênero, Identidade e Deficiência”, com Walleria Suri. O evento será realizado no Museu e Arquivo Histórico Municipal “Prefeito Antônio Sandoval Netto”, no Jardim das Rosas.
Quarta-feira (23)
Das 19h às 22h: Mesa Ecumênica de Religiosidade, Acolhimento, Equidade e Respeito LGBTQIAPN+, pela Aliança de Matrizes Ancestrais (AMA). Será realizada na Sala 1 de Cinema do Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes.
Quinta-feira (24)
Das 19h às 22h: Oficina de freestyle “As Fases da Borboleta”, com o tema “Vidas Trans e Travestis Importam”, no Centro Cultura Mararazzo.
Sexta-feira (25)
Das 19h às 22h: Roda de Conversa “Envelhecer LGBT+”, no Centro Cultural Matarazzo.
Sábado (26)
Das 9h às 17h: Feira da Diversidade, com barracas de artesanato, comidas típicas, tatuagem e body piercing, entre outros serviços. O evento será na Praça do Jardim Bongiovani.
14h: Corrida de Salto Alto.
Das 22h às 5h: Pré-festa.
Domingo (27)
14h: Parada LGBTQIAPN+, com concentração a partir das 14h, na Avenida 14 de Setembro, em frente ao número 240, na Vila Industrial.
15h: Saída do percurso com o trio elétrico.
Das 17h às 18h: Esquenta Parada LGBTQIAPN+.
Das 18h às 22h: Apresentações de grupos de danças, cantores e drag queens.
22h: Encerramento da Semana da Diversidade LGBTQIAPN+.
Semana da Diversidade tem início nesta segunda-feira (21)
Claudia Miyuki Koga Sugui
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.