Seguem abertas até o próximo domingo (27) as inscrições para quatro cursos gratuitos voltados para artistas, produtores e gestores culturais que atuam nos municípios da região Agreste de Pernambuco. São quatro opções de cursos pensados para o fortalecimento técnico dos fazedores de cultura da região e para a ampliação do acesso aos fundos públicos. As aulas são presenciais. A iniciativa é do ponto de cultura Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos, no município de Lajedo, a 40 quilômetros de Garanhuns e 90 quilômetros de Caruaru.
Os quatro cursos (inscreva-se aqui) são nas áreas de elaboração de projetos culturais; acessibilidade em projetos culturais; marketing para artistas e grupos independentes; e o de educação patrimonial. O objetivo é formar agentes culturais mais preparados para o cenário atual, mas que não abram mão das raízes e especificidades da região. Cada curso oferece 60 vagas, material didático gratuito e as aulas estão previstas para iniciar ainda no mês de agosto, sempre aos sábados, das 9 horas às 16 horas, de modo presencial no Museu Lajedense.
Todos os cursos possuem recursos de acessibilidade, cargas horárias que variam entre 24 horas e 96 horas e, ao fim, fornecem certificados de participação. Também há o incentivo à participação de pessoas negras, com deficiência, gestantes e idosos. O curso é realizado com recursos públicos federais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), através de seleção realizada pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.
A iniciativa busca responder a uma carência histórica de cursos de qualificação voltados para os territórios fora dos grandes centros urbanos, déficit que dificulta o acesso destes atores locais aos recursos públicos disponibilizados em editais governamentais e, consequentemente, prejudica a sustentabilidade das iniciativas culturais. Os cursos visam garantir maior autonomia aos fazedores de cultura.
Os cursos de elaboração de projetos culturais e de acessibilidade em projetos culturais serão ministrados por Douglas Cavalcanti, coordenador pedagógico do projeto. “Queremos oferecer ferramentas para que eles possam disputar editais, ampliar sua presença e fortalecer seus territórios a partir da riqueza cultural que já produzem”, explica Cavalcanti. Os cursos de marketing e de educação patrimonial serão facilitados, respectivamente, por Afonso Santti e por Paulo Henrique Dias.
O post Em Lajedo (PE), museu oferece cursos gratuitos para fazedores de cultura do Agreste acessarem recursos públicos apareceu primeiro em Brasil de Fato.