ANTT autoriza Eldorado Brasil a desapropriar áreas para novo ramal ferroviário em MS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Eldorado Brasil Celulose a desapropriar áreas em Mato Grosso do Sul para a construção de um novo ramal ferroviário entre os municípios de Três Lagoas e Aparecida do Taboado (MS). A decisão, assinada pelo superintendente substituto de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner, foi publicada nesta segunda-feira, 21, no Diário Oficial da União.

O documento estabelece as poligonais de utilidade pública de 10 áreas destinadas à implantação da ferrovia, que terá 88,9 quilômetros de extensão e previsão de investimento de R$ 890 milhões. Serão desapropriados cerca de 7 milhões de metros quadrados para viabilizar o projeto.

A autorização permite que a Eldorado Brasil execute a desapropriação das áreas necessárias para a construção do ramal, que será essencial para o escoamento da produção de celulose da planta instalada em Três Lagoas. O traçado segue até Aparecida do Taboado, onde há uma ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná, possibilitando a conexão com a Malha Norte e o transporte da carga até o Porto de Santos (SP), voltada à exportação.

 

A medida faz parte da outorga concedida à empresa em janeiro de 2022, por meio de Contrato de Adesão firmado com a ANTT. Apesar da Declaração de Utilidade Pública, a Eldorado deverá cumprir todas as exigências legais e ambientais para execução da obra, incluindo os devidos licenciamentos e obrigações junto aos órgãos competentes.

O novo ramal ferroviário integra um movimento mais amplo de ampliação da malha ferroviária no estado, impulsionado pela indústria de celulose. Em abril deste ano, a ANTT também aprovou a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para construção e operação de outro ramal em Inocência, onde a empresa investe US$ 4,6 bilhões em uma nova fábrica.

A previsão da Eldorado é transportar cerca de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano pelo novo trecho, reforçando a importância de Três Lagoas como polo nacional da indústria de base florestal e consolidando a ferrovia como solução logística mais eficiente e sustentável para o setor.

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