Sósia de Ozzy viveu de música, virou celebridade no show do Black Sabbath e acreditava no ‘rock romântico’


Sósia Rock
O cantor britânico e um dos pioneiros do heavy metal Ozzy Osbourne morreu nesta terça-feira (22), aos 76 anos. A causa da morte do líder da banda Black Sabbath não foi revelada. Distante da Inglaterra, Bauru, cidade no interior de São Paulo, ficou conhecida por abrigar a figura de seu ilustre sósia, o Ferozzy, em bares, festivais de rock e até no shopping.
A palavra Ferozzy é uma combinação de Ozzy com Fernando, nome de batismo do sósia e também cantor, que morreu em 2023, aos 68 anos.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Nascido em uma fazenda em Macatuba (SP), em 1955, Luiz Fernando Izar se mudou para Bauru aos oito anos e, como contou ao g1 em 2015, não pretendia se tornar um sósia do ex-vocalista do Black Sabbath, mas a semelhança com Ozzy Osbourne gerou até mesmo o nome pelo qual ele era conhecido artisticamente.
Figura sempre lembrada na cidade, ele contou que, por conta da semelhança, já chegou a ficar três horas tirando foto com fãs em um show do Black Sabbath: “Fiquei três horas e meia para chegar até o meu lugar no show do Black Sabbath. As pessoas me paravam para tirar foto, mesmo sabendo que eu não era o Ozzy”, relatou.
No rock, o preto é um sinal de protesto a tudo que vai contra o bem-estar dos vivos, sejam humanos ou animais. Para o cantor de Bauru, que vestia roupas pretas, capa, anéis e colares o tempo todo, ser roqueiro era uma maneira de ser.
Apesar do jeito de “menino mau” que muitos roqueiros parecem ter, Luiz Fernando disse que preferia levar a paz adiante. “Rock é paz e amor, é contra guerras familiares, de vizinhos, de tudo.”
Quanto ao estilo musical de seu ídolo, Ferozzy afirmava que não existe música mais romântica que o rock: “É o braço do blues, é o sentimento vivo. Roqueiro é o ser mais romântico que existe.”
Ferozzy com uma de suas guitarras
Renata Marconi/g1
Ferozzy viveu da música a partir de 2004, tendo várias bandas de rock, mas fez mais sucesso em carreira solo, com músicos que o acompanhavam. Nas canções, falava sobre aborto, falta de segurança, amor, vida, mentiras, ilusão e lei do retorno. E, apesar da semelhança com Ozzy, ele dizia não ser um cover do cantor.
Luiz Fernando também foi personagem do “Revista de Sábado”, programa que falava das particularidades do interior na TV TEM, no Dia do Rock, em 2017. Ele contou como surgiu o seu estilo:
“Eu já vestia preto. Minha mulher falou: ‘Faz uma escova na cabeleireira, vê como é que fica bacana’. Eu olhei no espelho, mesmo sem óculos. Falei: ‘Nossa, eu estou muito parecido com o Ozzy’. Daí a pouco, vem a manicure: ‘Fer, você está a cara do Ozzy com esse cabelo comprido’. Aí passou um dia ou dois, eles pegam uma foto do Ozzy no celular: ‘Essa foto aqui você gostou?’. ‘Nossa, estou bem com essa foto’. ‘Não é você, é o Ozzy’. Eu fico muito feliz com isso, sabe? É muito bom parecer com esse cara. Eu não saio assim, me sinto como se estivesse pelado no meio do povo. Eu sou o rock and roll dos pés à cabeça. Paro o trânsito na rua para as pessoas virem me fotografar.”
Durante a reportagem, a equipe levou Ferozzy ao shopping para testar se ele realmente seria reconhecido e, sim, o cantor chamou a atenção de todos e foi parado para fotos.
“Na hora que eu vi eles subirem, eu pensei: ‘Pô, é o Ozzy, não tem como negar, né?’, disse um homem. A cara dele é igualzinha, até a boca, tipo, de papel. Sim, é o Ozzy Bauru, sem dúvida”, completou outro.
Ferozzy, sósia de Ozzy Osbourne em Bauru, marcou gerações com visual e atitude rock and roll
Reprodução/Ferozzycohen
E, sim, o cantor fazia sucesso por onde passava e levava seu amor pelo rock and roll. No final da reportagem, ele citou que, apesar do personagem, não fazia cover de seu ídolo, mas que acreditava que seria lembrado como Ferozzy:
“Eu faço um trabalho autoral dentro do rock sadio, alegre. Eu acho que, quando eu partir dessa vida para outra, alguém vai lembrar do Ferozzy Cohen.”
Próximo de Ferozzy, Fabiano Santos, vulgo Mr Fabian, também é um músico conhecido na cidade e conta que conheceu o amigo antes do personagem, ainda como Fernando, elogiando-o por ter sido um ótimo cantor e compartilhando muitas lembranças boas com o amigo:
“Eu conheci ele quando fui comprar um carro. Fui até a casa dele e acabei ficando amigo dele, e foi muito legal. Depois, ele me convidou para entrar em uma banda, me mandou umas músicas e eu achei muito legal e topei. Fiz até a produção do primeiro disco dele, o ‘Gravatas de Palm Beach’, e ficou muito legal o disco. Infelizmente ele faleceu alguns anos atrás, mas eu já não estava mais em Bauru.”
Ferozzy, sósia de Ozzy Osbourne em Bauru, marcou gerações com visual e atitude rock and roll
Fabiano Santos/Arquivo pessoal
Morte do Ferozzy
Em 2023, aos 68 anos, Luiz Fernando morreu em São Paulo (SP), em decorrência de uma infecção desencadeada após uma angioplastia computadorizada, dando fim ao icônico e ilustre personagem de Bauru. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Consolação, na capital paulista.
Quanto ao eventual encontro de Ferozzy com Ozzy, Fabiano imagina várias cenas entre os dois no “além”:
“Eu acho que, se o Ferozzy se encontrar com o Ozzy do outro lado, ele ficará muito feliz com isso, de repente tomar um vinho e dar muita risada. Não sei, consigo imaginar várias cenas dos dois!”, completa.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.