
Busca por escoteiro que desapareceu há 40 anos é retomada, em Piquete
As novas buscas pelo escoteiro Marco Aurélio, que desapareceu há 40 anos, se concentram em pontos identificados após sobrevoos com drones equipados com inteligência artificial em varreduras do solo do Pico dos Marins, em Piquete (SP).
Os sobrevoos foram retomados em abril deste ano e, após as análises, as equipes de peritos agora se concentram em escavações de precisão nas áreas mapeadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nesta quinta-feira (24), o trabalho de escavação começou em um ponto de aproximadamente um metro de comprimento por 50 centímetros de largura. O ponto foi isolado e somente os peritos tiveram acesso ao local, com roupas especiais para evitar contaminações da área vistoriada.
Inicialmente, a perícia deve se concentrar em escavações em dois pontos, o que pode levar alguns dias de trabalho.
Caso Marco Aurélio: buscas 40 anos após sumiço usam drones com IA para varredura no Pico dos Marins
Reprodução/TV Vanguarda
Drones com IA
As áreas que serão escavadas foram identificadas por drones com sensores multiespectrais de alta resolução usados para varredura e análises de mata densa.
A Polícia Científica afirmou ainda que os dispositivos fazem parte de um conjunto de técnicas e equipamentos em fase de desenvolvimento do órgão, voltados à ampliação da capacidade de detecção forense em ambientes de difícil acesso.
“Os dados captados são processados com o apoio de algoritmos de inteligência artificial treinados especificamente para análise topográfica e mineralógica, aptos a identificar padrões geoespaciais com potencial interesse pericial”, acrescentou.
A partir da análise técnica dos registros obtidos pela Polícia é que foram definidas novas áreas prioritárias para eventual intervenção direta no terreno, incluindo escavações de precisão.
Polícia faz novas buscas pelo escoteiro Marco Aurélio, em Piquete (SP)
Laurene Santos/TV Vanguarda
As últimas escavações haviam sido feitas em 2023 e foram dadas como encerradas após cinco dias de coletas de materiais na região onde o escoteiro foi visto pela última vez. Na ocasião, um fio de cabelo foi encontrado, mas não foi possível identificar um DNA.
A Polícia deve escavar mais duas áreas das cinco mapeadas em 2023. Até o momento, apenas um dos pontos foi escavado até então.
40 anos do mistério sobre o sumiço do escoteiro Marco Aurélio
O desaparecimento
Em 8 de junho de 1985, Marco Aurélio Simon tinha 15 anos e desapareceu no Pico dos Marins, que tem 2.400 metros de altitude. O jovem subiu a montanha com o líder de escotismo e mais três amigos.
No meio do caminho, um deles se machucou. Marco Aurélio foi à frente em busca de socorro e desapareceu. Por 28 dias, a montanha foi vasculhada por mais de 300 pessoas, entre policiais, bombeiros, mateiros e voluntários. As investigações foram encerradas em 1990, sem conclusão.
Investigação
Em 2021, 36 anos após o sumiço, a polícia de Piquete decidiu reabrir o inquérito após ter recebido uma informação de que o corpo do adolescente teria sido enterrado em uma casa na região dos Marins. A perícia usou equipamentos de monitoramento do solo e também cachorros treinados para ajudar nas buscas. Mas nada foi encontrado.
Em 2022, outras duas áreas no meio da mata foram vasculhadas, mas, novamente, nenhum vestígio foi localizado.
A área foi mapeada em 2023 por um drone equipado com radar, capaz de identificar vestígios humanos embaixo da terra. O aparelho indicou cinco pontos que poderiam ter sido usados como covas. Durante a escavação, amostras do solo foram coletadas e levadas para análise em laboratório.
Em abril deste ano, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica retomou as diligências sobre o desaparecimento no Pico dos Marins. Foram realizados novos sobrevoos com sensores e uso de inteligência artificial. Uma área foi identificada e o material foi recolhido. Porém, após análise, não apresentou traços genéticos.
As buscas continuam e a delegacia de Piquete segue investigando o caso.
Escoteiro Marco Aurélio Simon desapareceu aos 15 anos em 1985 no Pico dos Marins em Piquete (SP)
Arquivo pessoal
Buscas e escavações no Pico dos Marins
Rauston Naves/g1
Escoteiro Marco Aurélio Simon desapareceu aos 15 anos em 1985 no Pico dos Marins em Piquete (SP)
Arquivo pessoal
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina