
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Anguera, concluiu nesta quinta-feira (25) o inquérito que apurou uma tentativa de homicídio contra uma idosa de 71 anos, ocorrida no bairro Usina, no município de Anguera.
As investigações revelaram que o investigado, um homem de 33 anos, tentou desferir golpes contra uma idosa de 71 anos e que já se encontrava debilitada e com problemas de saúde. O crime só não se consumou porque o filho da vítima interveio se colocando entre os dois, sendo ele o atingido pelos golpes na cabeça e no ombro.
Embora o filho tenha sofrido apenas lesões leves, a autoridade policial responsável pelo caso aplicou a regra da “vítima virtual”, prevista na lei penal (art.73 do Código Penal) segundo a qual em casos assim deve prevalecer a intenção do criminoso, mesmo que o resultado não atinja diretamente a vítima visada.
De acordo com o delegado Jose Marcos Lima Rios, responsável pelas investigações, “ficou comprovado que o alvo da agressão era a idosa, e que os golpes com o pedaço de madeira tinham real potencial de causar a sua morte, caso tivessem a atingido diretamente.”
A motivação do crime foi uma discussão banal entre vizinhos.
Com base nos laudos periciais, provas testemunhais e no interrogatório do investigado, o inquérito foi concluído com o indiciamento por tentativa de homicídio qualificado e majorado contra pessoa idosa, nos termos do art. 121, §2º, VI e §4º, c/c art. 14, II do Código Penal, que pode render pena de até 20 anos de reclusão.
O procedimento já foi encaminhado ao Ministério Público para análise e providências.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram