Capixaba é eleito o 4º melhor padeiro do mundo: “Momento histórico”

Padeiro capixaba ganha premiação FIPAN 2025/Foto: Arquivo pessoal
Padeiro capixaba ganha premiação FIPAN 2025/Foto: Arquivo pessoal

O padeiro capixaba João Carlos Butske alcançou a quarta colocação na competição do Melhor Padeiro do Mundo, realizada durante a FIPAN 2025, em São Paulo, entre os dias 22 e 25 de julho.

Natural de Nova Venécia, João Carlos foi escolhido o Melhor Padeiro das Américas 2024/2025 pela Cipan e agora, representou a América Latina na final mundial, onde apresentou uma criação de destaque: o pão torta capixaba.

“Nós preparamos um pão com torta capixaba, um pão de coentro onde a torta foi servida dentro. Ficou incrível!”, conta João.

O prato foi inspirado nas tradições do Espírito Santo e feito no formato de uma panela de barro, recheado com sabores autênticos da região.

A competição, realizada durante a FIPAN, é uma das mais prestigiadas do setor de panificação e confeitaria, atraindo profissionais renomados de todo o mundo. O padeiro João Carlos Butske explica como acontece a premiação:

A premiação do melhor padeiro das Américas acontece de ano em ano, por exemplo, esse ano vai ser eleito o melhor padeiro da América de 2025, mas ele só vai receber o título em 2026. Eu fui eleito em 2024, lá em Joinville, em novembro, e estou recebendo o título na FIPAM em 2025.

Em vídeo publicado na sua rede social, o padeiro também agradece a premiação:

“Estou muito feliz de ser o melhor da América e estar entre os melhores do mundo. Eu saio desse campeonato muito feliz pela posição que alcançamos, para nós é um momento histórico para a panificação capixaba. Eu só tenho que agradecer”, comentou.

Além do reconhecimento por suas habilidades técnicas, João Carlos também é conhecido pelo seu trabalho em projetos sociais que integram panificação, sustentabilidade e geração de renda, com apoio do Sebrae/ES.

A trajetória de João Carlos Butske

João Carlos Butske se destaca no cenário capixaba pela introdução de técnicas de fermentação natural em suas receitas, sendo uma das principais referências na área de panificação no Espírito Santo.

A sua vitória como o Melhor Padeiro das Américas o colocou em um patamar internacional, sendo agora um dos principais embaixadores da panificação artesanal no Brasil.

Sobre a FIPAN 2025

A FIPAN 2025, que comemorou sua 30ª edição, é o maior evento da América Latina para os setores de panificação e confeitaria.

Durante a feira, profissionais e empresas do setor tiveram acesso a novidades em equipamentos, ingredientes e tecnologias, além de participar de competições de nível mundial, como a Competição Internacional de Jovens Padeiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.