Um marco importante foi alcançado no avanço das operações com veículos subaquáticos autônomos (UUVs) lançados por submarinos da Marinha dos EUA.
Um esforço conjunto da HII (Huntington Ingalls Industries), do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI) e do Centro de Guerra Submarina Naval de Newport (NUWCDIVNPT) validou a compatibilidade do veículo autônomo REMUS 620 com os sistemas de lançamento de torpedos da classe Virginia, abrindo caminho para operações submarinas mais discretas e seguras.
O teste confirmou que o REMUS 620 é compatível com a cápsula de segurança AUV/SAFECAP, os sistemas de manuseio de armas e o tubo de torpedos Mk71 dos submarinos da classe Virginia, incluindo todas as interfaces críticas. A validação foi realizada nas instalações de integração de carga útil de submarinos VCCPIF (Virginia-class Cradle Payload Integration Facility).
Segundo Adrian Gonsalves, líder do produto REMUS 620 da HII, “isso abre caminho para testes adicionais antes de uma operação completa de lançamento e recuperação submersa planejada para o final do verão, em um centro de testes da Marinha”.
Rick Thornton, do NUWCDIVNPT, elogiou a cooperação: “A equipe REMUS 620 chegou bem preparada e todos os eventos foram conduzidos com segurança, eficiência e troca produtiva de informações.”
O veículo foi equipado com a tecnologia de acoplamento Yellow Moray, desenvolvida pelo WHOI, permitindo operações automatizadas de lançamento e recuperação. Esta mesma tecnologia já havia sido empregada com sucesso no REMUS 600, que realizou o primeiro lançamento e recuperação de UUVs a partir de um submarino, durante testes com o USS Delaware (SSN 791), também construído pela HII.
REMUS 620: nova geração de domínio subaquático
Parte da família de veículos REMUS, o modelo 620 é um UUV de médio porte com arquitetura aberta, o que permite a rápida integração de cargas úteis para missões específicas e futuras atualizações tecnológicas. O sistema pode operar de forma autônoma ou em conjunto com plataformas tripuladas, como os submarinos nucleares da classe Virginia, ampliando o alcance das missões, reduzindo riscos de detecção e protegendo vidas humanas.
Mais de 700 unidades REMUS já foram entregues a mais de 30 países — incluindo 14 membros da OTAN — com mais de 90% dessas unidades ainda em operação, um índice que comprova a durabilidade e o valor de ciclo de vida da plataforma.
Sobre a HII
A Huntington Ingalls Industries é a maior construtora naval militar dos Estados Unidos e fornecedora global de soluções integradas para defesa em todos os domínios. Com sede na Virgínia e uma força de trabalho de 44 mil pessoas, a HII atua há mais de 135 anos na proteção da segurança nacional dos EUA, com expertise que vai de navios e veículos não tripulados a sistemas de guerra cibernética, inteligência artificial e treinamento sintético. Mais informações: www.hii.com ■
O post REMUS 620 é validado para lançamento por tubo de torpedo em submarinos da classe Virginia apareceu primeiro em Poder Naval.