Operação de transporte de droga apreendida para Santarém mobiliza equipes das polícias Militar e Federal


Entorpecente estava sendo transportado em aeronave de pequeno porte
Divulgação
Cerca de uma tonelada de skunk apreendida pela Polícia Militar na região de Divinópolis, localizada entre os municípios de Rurópolis e Itaituba, no sudoeste do Pará, na noite desta quinta-feira (31), é transportada para a delegacia da Polícia Federal de Santarém, no Baixo Amazonas, nesta sexta-feira (1º). Parte da droga chegou ao município no começo da tarde em helicóptero do Graesp e o restante é transportado pela estrada sob escolta policial.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A apreensão é resultado de um trabalho de investigação realizado pela inteligência da Polícia Militar do oeste do Pará e Polícia Federal iniciado em maio deste ano, com foco na rota do narcotráfico internacional. Ao saber da movimentação da aeronave a inteligência compartilhou a informação com a Polícia Militar, que mobilizou oito viaturas e apoio aéreo para a operação.
“A equipe de inteligência do CPR-I e da Polícia Federal já estavam fazendo o acompanhamento, fazendo uma investigação a respeito desses fatos e coincidiu com a apreensão dessa quantidade expressiva de droga que está sendo retirada de circulação e que ia fazer um grande mal à nossa sociedade. Aeronaves e veículos serão apreendidos e as investigações terão continuidade. O Coronel Tarcísio estava no local e agora está vindo acompanhando as equipes com parte da droga pela estrada”, disse o comandante do 3º BPM, coronel Joselde Barbosa.
De acordo com as investigações, a droga saiu do sul da Venezuela e pousou em uma pista clandestina próxima à vila de Divinópolis. O avião apreendido com droga é do modelo Sêneca, e um segundo avião, possivelmente um Baron, segue sendo procurado pelas equipes na região.
Coronel Tarcísio Costa, comandante do CPR-I acompanhou apreensão da aeronave
Divulgação
Um venezuelano e um brasileiro estavam envolvidos no transporte das drogas, e a movimentação foi detectada a partir da análise da mudança de estratégia das facções criminosas.
Segundo a polícia, com o bloqueio das rotas fluviais na região do Baixo Amazonas, por meio de ações como a da Base Candiru, em operação no rio Amazonas, os grupos passaram a utilizar aeronaves para sobrevoar áreas monitoradas pelo Comando de Policiamento Regional I (CPR I).
As equipes da Polícia Militar saíram por volta de 3h da madrugada e enfrentam obstáculos para alcançar a área exata do pouso clandestino. A área onde a apreensão foi realizada é de difícil acesso e tem histórico de uso por organizações criminosas.
As ações seguem em andamento e até o momento, e além do entorpecente localizado, também foram presos dois homens, duas caminhonetes e duas armas apreendidas.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.