Medicamentos para emagrecimento com indícios de irregularidade são apreendidos em ônibus na BR-116

medicamentos apreendidos em Jequié
Foto: Divulgação/PRF

Durante uma fiscalização de rotina na BR-116, em Jequié, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 22 ampolas de medicamentos controlados com indícios de irregularidade. A ação ocorreu na tarde de quinta-feira (31), por volta das 17h10, e foi realizada por uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT).

Segundo o site Achei Sudoeste, parceiro do Acorda Cidade, os policiais abordaram um ônibus interestadual que fazia a linha Campo Grande (MS) x Recife (PE). Ao vistoriar o compartimento de bagagens, os agentes encontraram uma encomenda destinada a Jequié, contendo ampolas dos medicamentos tirzepatida e semaglutida, substâncias que têm sido utilizadas para fins de emagrecimento.

Embora aprovados pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2, esses medicamentos vêm sendo usados de forma irregular para perda de peso, o que exige uma regulamentação específica para comercialização no Brasil. As embalagens, com rótulos em espanhol, apresentavam informações de procedência e qualidade questionáveis.

Além disso, a encomenda não estava acompanhada do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), apenas de um Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (Dacte), que não descrevia os produtos transportados.

Diante das irregularidades, a mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal em Vitória da Conquista para as providências legais cabíveis.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.